Página inicial > Institucional > Notícias > Educação realiza formação sobre BNCC em 2020

Educação realiza formação sobre BNCC em 2020

Criado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 17h04 | Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 17h04 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Sistema de formação em cascateamento foi criado para atingir todas os sujeitos da rede municipal, com intuito de fortalecer a implementação

IMG 8974 768x512A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Formação (Gerfor), realiza, de 17 a 28 de fevereiro, o segundo módulo de formação continuada para assegurar a implementação dos documentos curriculares dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A ação é direcionada, no primeiro momento, para apoios pedagógicos divididos por regionais. Em seguida, contempla diretores, coordenadores, e por fim, professores, todos envolvidos no processo para que este chegue com precisão aos alunos. A formação acontece no prédio da Gerfor, localizado na rua C-234, no Jardim América.

Na ocasião, os profissionais recebem a formação da Gerência de Formação que, logo em seguida, é repassada pelo grupo gestor de cada instituição para os professores nos planejamentos efetivando, assim, o efeito de cascateamento. No módulo II, intitulado “Documento Curricular para Goiás – Ampliado: conhecer para implementar”, os professores têm acesso à estrutura do documento e discutem as mudanças na prática pedagógica do professor.

O regime de colaboração entre as redes municipal e estadual que, desde 2019, realizam ações em conjunto, vem colhendo bons resultados. Essa união é a soma de esforços em busca da implementação do Documento Curricular para Goiás – Ampliado e a melhoria da Educação Pública. A implementação é realizada de forma progressiva e, a partir desse ano, chega de forma efetiva às salas de aula.

A Gerência de Formação dos Profissionais da Educação (Gerfor) atua durante o ano com diversas ações formativas, sempre buscando aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na educação da Capital. O material do módulo será disponibilizado por meio do link de acesso, no endereço: http://www.cefpe.blogspot.com.br/. Os cursistas deverão acessar o link, baixar a pauta detalhada e levá-la para o encontro, impressa ou em meio virtual.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Fotos: Laís Borges