Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos são premiados em olimpíadas nacionais e internacionais

Alunos são premiados em olimpíadas nacionais e internacionais

Criado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 06h56 | Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 06h56 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Ao todo, 109 alunos de escolas municipais são medalhistas em diferentes níveis em competições

Maria Eduarda Gyn 2 ItaúSocial LiviaWuA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) encerra o ano satisfeita com os excelentes resultados das participações dos alunos da rede em diversas olimpíadas ao longo do ano. Em muitas dessas foram conquistadas 109 medalhas, menções honrosas e muitos chegaram a fases finais, vivenciando novas experiências e desafios. Os resultados comprovam o empenho do ensino oferecido, dedicação e o estímulo ao mundo da ciência, tecnologia, leitura e escrita

O destaque desse ano foi a participação dos alunos do Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo, Vinícius Revorêdo e Maria Clara Domingos. Os dois foram convidados a participar da Ásia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Taiwan, acompanhados pela professora Elizandra Borges e pelo secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa. Lá, os educandos foram premiados com honra ao mérito e medalha de bronze na World Mathematics Game Open (WMGO).

É importante ressaltar que o investimento e a valorização da atual gestão na educação de qualidade se convertem em bons resultados. Prova disso foi a classificação de mais de mil alunos de escolas da rede municipal de Ensino para a fase final da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os alunos chegaram ao resultado final com 4 medalhas de bronze e 47 menções honrosas, em dois níveis, além de dois professores premiados, Rosimary Pires Zanetti e, mais uma vez, Elizandra Borges.

Os resultados da 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), também foram gratificantes, pois, 89 alunos são medalhistas. Foram conquistadas 17 medalhas de ouro, 28 de prata e 44 de bronze nas competições, mostrando o sucesso da participação dos inscritos em mais uma competição de nível nacional na qual participaram escolas públicas e privadas de todo o país.

Alunos da rede também obtiveram bons resultados na etapa goiana da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Mais de 4 mil alunos foram inscritos em todo o estado e 24 foram medalhistas, sendo 10 medalhas para Goiânia, das quais oito são alunos da Escola Municipal Marília Carneiro.

Também vale destacar que, em outubro, dois alunos da Escola Municipal Alice Coutinho embarcaram para o Let's Go Festival, maior festival de inovação educacional da América Latina. O projeto “A Robótica Educacional aplicada à realidade da comunidade escolar”, desenvolvido sob a orientação do professor Kleiber Pinheiro Sales, foi selecionado para exposição no evento, como parte da área de Futuro da Inovação.

Finalmente, em dezembro, a pequena Maria Eduarda Azevedo da Cunha, de apenas 10 anos, participou da final da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com a professora Lilian Sussuarana, em São Paulo. Infelizmente, não veio a medalha, mas Maria Eduarda encheu de orgulho a SME e todos da Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta, com o texto: Quando os Ipês voltaram a florescer… Afinal, apenas 20 alunos e seus professores, de 171.035 inscrições nas categorias, de todas as regiões do País, foram classificados.

Os bons resultados em olimpíadas e projetos, obtidos em 2019, são a culminância do empenho e dedicação conjuntos em prol do mesmo objetivo: a busca do ensino público de qualidade.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte