Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário na Escola realiza última edição do ano

Secretário na Escola realiza última edição do ano

Criado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 14h59 | Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 14h59 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Projeto foi até a Escola Municipal Francisco Matias, no Parque Anhanguera. Instituição foi primeira colocada entre escolas de ensino regular no Prêmio Gestão Destaque

sec esc francisco coberturaA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) realizou nesta quinta-feira (28/11) a última edição do projeto Secretário na Escola, desta vez na Escola Municipal Francisco Matias, no Parque Anhanguera. A instituição foi a vencedora na categoria de ensino regular no Prêmio Gestão Destaque, que premiou os melhores projetos gestores das unidades de ensino municipais da capital.

O Secretário na Escola consiste no deslocamento do gabinete da SME e todo o corpo diretivo da pasta para dentro das unidades educacionais, com a finalidade de desburocratizar os serviços oferecidos. Durante a manhã, o secretário Marcelo Costa e auxiliares vão para perto da comunidade escolar para acolher demandas e resolver pendências das instituições de ensino da região preterida com diretores, professores, alunos e pais.

A diretora da EM Francisco Matias, Aleida Gonçalves, ressaltou a importância do projeto para a Educação municipal. “Essa proximidade do secretário, das diretorias e coordenadorias dentro do espaço escolar é fundamental, porque é aqui onde a educação acontece, onde os problemas acontecem e as soluções aparecem. Então quando eles vêm até a escola, é a possibilidade das melhorias, de rever projetos e ações. E fazer com que a educação pública seja de qualidade”, ressaltou. A instituição atende cerca de 400 alunos, da Educação Infantil e Ciclos I e II do Ensino Fundamental.

O projeto contempla atendimentos nas áreas de alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física e consultoria para prestação de contas. Nesta edição foram selecionadas as unidades também premiadas no Gestão Destaque, totalizando dez instituições. Esta é a 11ª edição do projeto, desenvolvido pela pasta desde o início da atual gestão, e conta com a participação de escolas e Cmei de todas as regiões do capital.

“O Secretário na Escola é uma forma de a secretaria estar mais próxima da escola do ponto de vista administrativo. É uma forma de o gestor observar o que acontece no dia a dia, de ouvir o servidor, o pai, a criança, o professor. A experiência, desde 2017, tem sido extremamente proveitosa, pois durante esse processo a SME enxerga os problemas da escola. Esse encerramento significa mais um ano de êxito, de diálogo. Por nosso esforço, temos conseguido observar o que acontece na escola e fazer valer o tema da secretaria, que é de dividir as dificuldades e trabalhar juntos”, pontuou o secretário Marcelo Costa.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo