Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Escola do Conjunto Caiçara elabora vídeos tutoriais sobre utilização do AVAH

Escola do Conjunto Caiçara elabora vídeos tutoriais sobre utilização do AVAH

Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h12 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h12 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 19h41

Instituição busca orientar alunos e famílias sobre as aulas remotas da Prefeitura de Goiânia

BeneditoDe forma a facilitar o acesso dos alunos e suas famílias às aulas remotas durante a pandemia da Covid-19, a Escola Municipal Benedito Soares de Castro, localizada no Conjunto Caiçara, fez vídeos tutoriais de apresentação da equipe de professores da instituição e da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (AVAH).

Com vídeos curtos, o material busca auxiliar e orientar pais e alunos na nova etapa de trabalho e aprendizagem. De acordo com a diretora da instituição, Lívia Mara de Souza Araújo, desde o início da pandemia, a escola está em contato com as famílias para orientar sobre a Platafoma Conexão Escola e agora com o AVAH.

“Com conhecimentos aprendidos no curso SME em Conexão, preparamos tutorial explicativo para acesso ao AVAH. Depois percebemos dificuldades dos pais na visualização das atividades pela tela do celular, então para auxiliá-los, fizemos outro tutorial para configuração da visualização do celular no ambiente. Vimos que pudemos sanar muitas dificuldades com os tutoriais”, relata.

“Outra ação foi apresentar a equipe de professores que está trabalhando diretamente com as crianças no ambiente. Na escola sempre fazemos essa apresentação pessoalmente ao início do ano letivo. Com a implementação do AVAH, tivemos algumas alterações no quadro docente. Então apresentamos aos pais cada professor e sua função. Esse movimento fortalece o vínculo dos educandos e pais com a escola”, completa.

Welma Campelo dos Santos, mãe de dois alunos na escola está satisfeita com o apoio que tem recebido. “A escola está prestando total apoio para a minha família, com as informações necessárias neste momento de pandemia. Em relação ao AVAH, os vídeos explicativos feitos pela escola, nos mostram o passo a passo de como usar o sistema e apresenta os professores responsáveis por esta nova ferramenta da educação. Minha expectativa é que agora o desenvolvimento dos meus filhos irá deslanchar, conta a mãe.

SME em Conexão

No mês de junho, mais de 5 mil profissionais da Educação em Goiânia participaram do curso SME em Conexão, que foi estruturado na modalidade de ensino à distância para todos os professores regentes (PE-II) lotados nas instituições da Rede Municipal de Ensino (RME). A iniciativa foi pensada para atingir objetivos específicos, tais como contextualizar as ações da SME no contexto da pandemia, apresentar orientações metodológicas quanto à elaboração das atividades complementares que alimentam a plataforma e o programa Conexão Escola, bem como produção de conteúdos audiovisuais.

A professora Maria Aparecida de Azevedo, do terceiro ano, se surpreendeu com o que aprendeu no curso SME em conexão. “A princípio, tive algumas dificuldades! Cheguei a pensar que não conseguiria inovar minha prática pedagógica em tão pouco tempo, principalmente por ter 24 anos de rede municipal e já estar com 63 anos de idade”, comenta a professora.

“O curso foi de fundamental importância, pois nos capacitou para utilizar o Ambiente. Foi muito bem planejado e executado. Embora já utilizasse alguns recursos tecnológicos em sala de aula presencial, antes desse momento que estamos vivenciando, não imaginava que pudesse conhecer e utilizar objetos de aprendizagens tão relevantes, metodologias tão ativas. Estou aprendendo, ensinando e descobrindo”, afirma a educadora.

Links dos vídeos:

Texto: Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte