Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > SME oferece opções de acesso às atividades complementares

SME oferece opções de acesso às atividades complementares

Criado: Terça, 19 de Maio de 2020, 12h13 | Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 12h13 | Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2020, 12h25

Desde segunda-feira, a SME oferece três opções com atividades complementares para alunos da rede. O conteúdo disponível segue abrangendo todas as etapas de ensino

sme opçõesO Conexão Escola TV chegou na manhã desta segunda-feira, 18, como mais uma das opções de atividades complementares para alunos de todas as etapas de ensino da rede municipal. Agora, a comunidade escolar conta com dois canais de TV aberta, além da Plataforma Conexão Escola e o Chatbot SME, com material pedagógico desenvolvido para todos os níveis de ensino.

Os conteúdos são alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contempla cinco temáticas (Corpo, Expressão e Movimento; Educação Ambiental e Saúde; Educação Financeira e Empreendedorismo; Ética e Cidadania; e Experiências e Curiosidades). Para que haja equidade no acesso a estas atividades, as mesmas estão sendo adaptadas para a televisão.

A Plataforma, o Chatbot e a Programação televisiva são atualizados semanalmente com atividades que aliam teoria e prática, aproveitando o que as famílias já têm em casa para desenvolvê-las. A função é manter os alunos com uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o Documento Curricular de Goiás.

Atualização semanal

Nesta semana, uma das novidades da plataforma para a Educação Infantil é a importância do vínculo familiar estabelecido desde bebês, através de relações próximas com os adultos. Já no Ensino Fundamental, a opção para movimentar o corpo e a mente é a brincadeira Escravos de Jó. Com ela,  a criança deve usar o próprio corpo, além de ser preciso pular e cantar no ritmo da música. Ademais, neste momento em que lavar as mãos se tornou uma necessidade constante, também tem atividade sobre a água e os hábitos de higiene pessoal.

Ainda sobre os temas oferecidos pelo portal, a importância de saber economizar e organizar o dinheiro que você recebe. Famílias que possuem hábitos alternativos, as diversas formas de composição familiar e todas merecem respeito. Os impactos do Coronavírus nas comunidades indígenas e a importância de cuidarmos da preservação desses povos.

E você sabe qual a diferença entre preservação e conservação? Descubra assistindo aos vídeos e aprenda como combater o avanço da degradação ambiental. E também, tem arte! É hora de observar a obra Morro da Favela, de Tarsila do Amaral, e refletir sobre a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

O intuito é proporcionar fácil acesso e estimular as relações familiares, sem ampliar o estresse psicológico causado pelo próprio contexto de isolamento social. Confiram e explorarem o conteúdo a vontade no Portal Conexão Escola, (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/), no Chatbot SME, pelo aplicativo de mensagens Telegram (62) 99106-9980 e nos canais abertos de TV do Sistema Sagres (canal 26.1) e Rádio Sagres (AM 730).

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,