You are currently viewing E aí, a água acabou?

E aí, a água acabou?

Você já pensou como a água é importante e como dependemos dela para sobreviver? No vídeo “A importância da água”, do canal Wilivro, publicado no Youtube, você descobrirá várias utilizações da água no seu dia a dia. 

Clique no Vídeo para assistir:

Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo

Viu? A água sempre esteve presente na vida do ser humano. Você percebeu em quantas coisas ela é utilizada?

Faça um registro no seu caderno, enumerando onde e como as pessoas utilizam a água. Pesquise também em qual estado fica o rio Coruripe.

A água é fonte de vida e renda para muitas pessoas. Infelizmente, ela é utilizada de maneira errada pelas pessoas, que não evitam o desperdício.

Desperdiçar significa não aproveitar da maneira correta. Isso é muito ruim, pois a água é um recurso finito, ou seja, pode acabar. 

Além disso, esse desperdício traz consequências às finanças da sua família. Vamos entender melhor? 

Clique no link: https://meubolsofeliz.com.br/o-desperdicio-de-agua-pesa-no-seu-bolso/ e leia o texto “O desperdício da água pesa no bolso”:

https://meubolsofeliz.com.br/ilustracoes/combo1/desperdicio-invisivel.jpg

Gostou do texto? Ele fala sobre um desperdício “invisível” de água que acontece em nossas casas.

Você sabe o que significa a palavra invisível e qual é a sua interpretação nesse contexto?

Investigue, pergunte aos seus pais e faça um verbete explicando o significado desse termo nessa frase.

Verbete teoria

Exemplo de verbete: 

verbete da entrada Cavalo.

https://www.researchgate.net/figure/Figura-7-verbete-da-entrada-Cavalo_fig5_334495109

Quando escovamos os dentes com a torneira aberta, gastamos quase 12 litros de água, em 5 minutos. Se escovarmos com a torneira fechada, o gasto passa a ser de apenas 1 litro, gerando uma economia de 11 litros. Quantas pessoas moram na sua casa? Se todas elas escovarem os dentes com a torneira desligada, quantos litros  vocês economizarão em cinco minutos? Faça as contas, registre em seu caderno e apresente o resultado para sua família, mostrando que vocês podem aproveitar melhor a água.

Todos os dias, por falta de atenção, desperdiçamos água. Quando chega a conta, ficamos assustados com o valor que precisa ser pago. Você já observou a conta de água que é paga todo mês em sua casa? Vamos entender como funciona?  Vamos observar uma conta de água retirada da internet.

Imagem retirada da internet – Adaptada

A conta de água é divida em 4 partes:

A primeira traz informações da empresa responsável por distribuir e tratar a água que chega na sua casa. Você notou que o termo SANEAGO é a sigla para o nome completo da empresa “SANEAMENTO DE GOIÁS S.A.?

A sigla é um tipo de abreviação utilizada para reduzir algumas palavras, a fim de que haja mais agilidade, tanto ao falar, quanto ao escrever. É formada, geralmente, pelas iniciais dos termos.

Existem outras siglas contidas nas informações da empresa. Investigue e escreva, em seu caderno, o significado delas.

A segunda parte descreve as informações do consumidor. Pode acontecer de a sua conta vir com um nome desconhecido. Esse nome pode ser do antigo morador da casa ou do dono do imóvel. Além do nome, existe um número que identifica cada imóvel. 

Localize o número da conta nessa segunda parte. Você sabia que esse número serve para identificar a sua casa? Às vezes, em um único endereço tem duas ou mais casas e, para evitar erros no pagamento, cada conta possui um número diferente.  A data de emissão é o dia que foi impressa a conta. 

Você notou que, nessa parte da conta, vem escrito o nome “hidrômetro”? Você sabe o que isso significa? Pesquise o significado dessa palavra no dicionário ou na internet e faça um desenho, em seu caderno, do hidrômetro da sua casa.

Na próxima atividade, continuaremos a aprender sobre a conta de água e o que fazer para economizar na hora de pagá-la. Até breve.

———————–

Se quiser saber mais, acesse os links abaixo.

Vídeo : Turma da Mônica – Economizar Água –

Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo

Vídeo: Cuidado com o Apagão | Turma da Mônica –

  Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo



Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Educação Financeira e Empreendedorismo


Habilidades de Matemática: 

(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.
(EF05MA19-F) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais utilizando gráficos e tabelas.
Habilidades de Língua Portuguesa: 
(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica).