You are currently viewing Ciências da Natureza – Higiene e Saúde

Ciências da Natureza – Higiene e Saúde

Por que e para que existem os hábitos de higiene? Será que existe o jeito certo de lavar as mãos? Convide outras pessoas da sua casa para acompanhar você nessa atividade e depois vocês podem conversar sobre o que entenderam.

Veja com atenção as informações que aparecem no vídeo “A higiene no dia a dia”, do canal Instituto Akatu, no Youtube.

Atividade 1:

E na sua casa, você já parou para pensar na rotina diária de higiene e da sua família? Vocês concordam ou não com as orientações/informações apresentadas no vídeo? Converse com sua família. Será que vocês poderiam melhorar os hábitos de higiene? Uma rotina diária pode contribuir muito com a saúde de todos nós!

Atividade 2:

  1. Conte para outras pessoas de sua casa o que você entendeu sobre a água e sobre os hábitos de higiene pessoal. Você também pode, com a ajuda de um adulto, gravar um vídeo explicando tudo isso e enviar para uma pessoa que você gosta muito e não pode visitar agora por causa da pandemia.  
  2. Faça uma história em quadrinhos sobre os hábitos de higiene que são necessários para manter uma boa saúde.

E por falar em lavar as mãos, já pensou de onde vem a água e para onde ela vai? Essa água utilizada para higienização está em uma forma líquida, mas será que só existe água desse jeito? Vamos descobrir?

Assista ao vídeo, Cartilha – Planeta Água, do Canal Wilivro e pense sobre essa questão. 

Assista também ao vídeo do canal Smile and Learn. Ele fala sobre os estados da matéria e as mudanças de estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) de um jeito bem divertido:

Então, agora que você já sabe que a água têm outras formas, vamos praticar e registrar no caderno?

Atividade 3:

Nos vídeos, você viu muitas imagens! São vídeos ilustrativos, com imagens coloridas e muito bonitas!!! Vamos ilustrar!!!

Em seu caderno, faça uma ilustração sobre a água. Pode ser em qualquer forma e lugar.

Observação: Faça do seu jeito, o desenho é livre. Ah! Capriche! E não se esqueça de escrever seu nome. Depois, mostre para sua família e conte o que você aprendeu sobre a água.

Atividade 4:

Em seu caderno, escreva as três frases abaixo, completando as diferentes formas que a água aparece na natureza:

  1. Quando está líquida, é aquecida e evapora: ________________
  2. Quando está gasosa, é resfriada e liquidifica: _______________
  3. Quando está líquida, é mais resfriada ainda e solidifica: _____________

Se precisar, assista aos vídeos novamente!
——————————-

Quer saber mais?
ANA – Agência Nacional de Águas , Ciclo da àgua

Assunto para os pais/responsáveis lerem com seus filhos: Ministério da Saúde

https://bit.ly/2WYNRPi

ComponentesHabilidades:
Ciências da Natureza(EF01CI03-A/B/C) discutir e compreender as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo, como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, bem como os de higiene alimentar, manuseio, preparo e armazenamento, são necessários para a manutenção da saúde individual e coletiva.
Geografia(EF01GE05-A) observar e conhecer os fenômenos naturais.(EF01GE05-B) reconhecer a importância dos fenômenos naturais para a manutenção da vida. 
Língua Portuguesa(EF15LP03) localizar informações explícitas em textos.(EF15LP04-A) compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.(EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.(EF12LP17-C) reconhecer a situação comunicativa em contexto real de uso, enunciados escolares, bem como os atores envolvidos, interlocutores, contexto de circulação, espaço, e objetivos comunicativos envolvidos na situação.