Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Escola promove Semana da Pessoa com Deficiência com diversas atrações
Início do conteúdo da página

Escola promove Semana da Pessoa com Deficiência com diversas atrações

Criado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 12h36 | Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 12h36 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Unidade educacional desenvolve programação de integração dos alunos, buscando uma convivência de forma natural

 
inclusãoA Escola Municipal Manoel Jacintho Coelho, no Residencial Jardins do Cerrado 6, realizou nos dias 28, 29 e 30 de Agosto a “Semana da Pessoa com Deficiência”, com objetivo de promover o fortalecimento da inclusão educacional, vista de forma natural entre as crianças. A programação contou com apresentações da banda inclusiva Luar da Vila São Bento Cottolengo, banda da Guarda Civil Municipal de Goiânia e palestras educativas com Psicólogos e especialistas na área de inclusão educacional.
 
A instituição atende atualmente 704 crianças de quatro a doze anos, nos turnos matutino e vespertino. As crianças matriculadas que possuem alguma deficiência são encaminhadas pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) para receberem o Atendimento Educacional Especializado na rede conveniada com a secretaria. “As crianças são muito amorosas com os colegas com deficiência, cuidadosas na hora do recreio, interagem muito bem auxiliando uns aos outros nas brincadeiras”, conta a diretora Sandra Augusto Garcia.
 
A pedagoga Leusina Alves Macedo, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), destaca a importância do evento e falou do objetivo do encontro, “ampliar o conhecimento sobre os processos da vida da pessoa com deficiência, colocar a comunidade escolar em reflexão no dever da igualdade para a inclusão,” destaca.
 
Inclusão é compromisso da Educação
 
A SME tem como uma de suas prioridades promover a inclusão de educandos com alguma necessidade especial. Atualmente, a rede conta com o suporte pedagógico de dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão, Cmai Brasil Di Ramos Caiado e Cmai Maria Thomé Neto. Além disso, estabeleceu parceria com as seguintes instituições de educação especial: Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio aos Deficientes Visuais (Cebrav), o Centro de Atendimento Especializado Renascer, Associação de Serviço a Criança Especial de Goiânia (Ascep), Escola Especial Helena Antipoff (Apae), Centro de Orientação e Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Centro Estadual de Apoio ao Deficiente (Cead).
 
A rede municipal conta com 33 salas de recursos multifuncionais que ofertam o AEE de forma complementar no contraturno escolar. A rede conveniada, além de dar suporte à parte clínica, também subsidia a aprendizagem dos educandos com deficiência, síndromes, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), altas habilidades/superdotação, matriculados nas unidades educacionais da rede municipal. Para melhor atendê-los, educadores e profissionais técnico-administrativos da Educação passam por cursos nas áreas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Procedimentos Administrativos e Pedagógicos em Salas de Leitura para Readaptados.
 
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Arquivo da escola
registrado em:
Fim do conteúdo da página