Página inicial > Institucional > Notícias > SME disponibiliza cartilha de orientações para uso de cartão corporativo e prestação de contas

Criado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h01 | Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h01 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Arquivos estão disponíveis no site da Secretaria, na aba “Prestação de Contas”, no menu superior

Prestação de ContasA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), objetivando dar mais transparência e suporte na utilização dos recursos públicos, disponibiliza virtualmente cartilhas de orientações para uso do cartão corporativo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e para a correta prestação de contas de verbas repassadas pelo poder público. Os documentos foram criados pelas gerências de de Controle e Prestação de Contas (Gercon), do Programa de Alimentação Escolar (Gerpae), além das Superintendências Administrativa e Financeira (Supadm), Pedagógica e do Esporte (Supped), Diretorias de Administração e Finanças (Diradm) e de Administração Educacional (Diredu).

Disponível na aba “Prestação de Contas”, no menu superior do site www.sme.goiania.go.gov.br, a cartilha sobre o uso do Cartão Pnae esclarece aos diretores e conselho escolar das instituições sobre o que é o cartão, como controlar e fiscalizar, quais os valores e repasses, para quem são, os sistemas que regem a Alimentação Escolar, como era feito o repasse e como será feito a partir do uso da ferramenta, quais as etapas de utilização e faz um alerta de como efetivar o pagamento da maneira correta.

Na mesma aba, a cartilha de orientações para Prestação de Contas discorre sobre o controle de todo recurso público liberado pela Prefeitura de Goiânia e Governo Federal para as unidades educacionais. O arquivo explica os motivos para se prestar contas, quais os recursos as instituições recebem, quem deve fazer a prestação, as consequências da não execução do trâmite, bem como os prazos e critérios de julgamento para o mesmo.

As cartilhas foram pensadas e executadas pelas equipes de administração e comunicação da SME, com o intuito de facilitar a vida dos gestores educacionais no manuseio dos recursos públicos, no uso de novas ferramentas para aquisição de gêneros alimentícios e, acima de tudo, com o objetivo de dar à população a maior transparência possível na utilização do dinheiro oriundo dos impostos pagos.

Manual de Boas Práticas

Convergindo com as cartilhas de orientações, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, publicou no Diário Oficial do Município do último dia 26 o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos na rede municipal de ensino. O arquivo é destinado às manipuladoras da SME e tem como objetivo constituir um documento que regerá um conjunto de procedimentos padronizados, estabelecidos para a manipulação adequada de alimentos nas instituições educacionais da rede, visando ao manuseio seguro dos equipamentos para a produção segura de refeições.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Arte: Jhon Maykel