Página inicial > Institucional > Notícias > Educação e Saúde unificam procedimentos em casos de violência identificada nas instituições

Criado: Terça, 07 de Maio de 2019, 08h20 | Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 08h20 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa busca padronizar ações dos agentes públicos em casos violentos de urgência e emergência

rede atencaoEm reunião realizada nesta segunda-feira, 6, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Educação e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) unificaram os procedimentos em relação à prevenção e enfrentamento de violência em Goiânia, quando os casos são identificados nas unidades de ensino municipais, com caráter de urgência e emergência.

O encontro serviu para padronizar os protocolos de atendimento às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, amparadas pela Rede de Atenção à Criança, Adolescente, Mulheres e Idosos em Situação de Violência, da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME. Com isso, a Educação passa a adotar o Sinan, Sistema de Informação de Agravos de Notificação, processo já utilizado pela Saúde.

É papel do poder público identificar, acompanhar e cuidar dos educandos em situações de violência. O educador, por estar em contato frequente com a criança, tem o papel de identificar indicadores de possíveis violências, sendo elas psicológicas, morais, físicas, sexuais, patrimoniais, suicídio e abandono. Após a identificação, o caso tem que ser repassado ao Conselho Tutelar da região.

A prevenção e o enfrentamento de violências às crianças e adolescentes é um trabalho intersetorial, feito em conjunto por Educação, Saúde, Assistência Social, Guarda Civil, Polícias, Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria da Mulher e organizações da sociedade civil.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte