Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário Municipal de Educação se reúne com o MEC para debater o Plano Nacional de Educação

Criado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 15h36 | Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 15h36 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Objetivo da reunião foi traçar estratégias que viabilizem a implementação do Plano, identificando problemas que dificultam o atingimento das metas estabelecidas

phpwRCxeV 5ccb140d1df64O secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, participou, na última segunda (29) e terça-feira (30), de reunião no Ministério da Educação (MEC). O objetivo do encontro foi traçar estratégias que viabilizem a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) Costa se juntou a outros dirigentes municipais para discutir problemas que dificultam o atingimento das metas e estratégias estabelecidas pelo PNE.

As discussões contaram com a presença de dirigentes dos estados de Roraima, Pernambuco e Espírito Santo, além de representantes de entidades do terceiro setor, como Instituto Ayrton Senna, Fundação Lemann, Instituto Natura e Todos pela Educação. A reunião foi uma iniciativa do próprio MEC através de convite feito pelo Secretário de Educação Básica, Janio Macedo, na qual foi proposta a criação de um plano de ação baseado nos apontamentos realizados pelos dirigentes.

As atividades foram abertas com apresentação de Davi Saad, presidente do Instituto Natura, na qual apresentou temas prioritários da Agenda da Aprendizagem e projeto Educação, iniciativas do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Todos pela Educação, respectivamente, relacionando-os ao PNE. Ainda foi exposta a sistematização de reunião realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Salvador (BA), para alinhar as estratégias de ação da Agenda da Aprendizagem.

Após elaboração do plano de ação, o documento será revisado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Consed. Para Marcelo Costa, a reunião responde às expectativas dos dirigentes, identificando os problemas que “nos dificultaram ou nos dificultarão o atingimento das metas do PNE até 2024 e tentando propor soluções, do ponto de vista de quem faz a Educação lá na ponta, sobre como o MEC poderia editar políticas públicas, soluções e ferramentas que possam auxiliar no cumprimento das metas".

Texto: Luciana Gomides, com informações da Undime

Foto: Ascom Consed