Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto Escola Resíduo Zero 2019 é lançado nesta terça-feira, 30

Projeto Escola Resíduo Zero 2019 é lançado nesta terça-feira, 30

Criado: Terça, 30 de Abril de 2019, 14h21 | Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 14h21 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa é feita em parceria com organizações da sociedade civil e poder público; solenidade de abertura foi realizada no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás

residuo zeroNa manhã desta terça-feira, 30, foi lançado o projeto Escola Resíduo Zero 2019. A iniciativa é da Sociedade Resíduo Zero em parceria com o poder público municipal, estadual e federal. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás.

O Escola Resíduo Zero leva para dentro das instituições de ensino públicas a noção de Educação Ambiental em relação a reciclagem, compostagem e descarte correto de resíduos; ensina como reduzir a produção de resíduos, como identificar o que é possível ser reaproveitado, o que pode ir para a reciclagem e, ao final, como dar destinação ambientalmente adequada ao lixo que sobrou.

Neste ano, a parceria vai atender 8 instituições, com capacitação de professores e oficinas pedagógicas com os alunos. A professora Maria Rita de Paula Ribeiro, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), que representou a Prefeitura de Goiânia na ocasião, salientou a responsabilidade do poder público de incentivar projetos de sustentabilidade e de levá-los para regiões periféricas.

“Quero reafirmar nosso compromisso com a questão ambiental, Prefeitura e SME estão bastante compromissadas. Sentimos a responsabilidade e necessidade de apoiar projetos desta natureza. Estive conversando com o Diógenes (coordenador do projeto) e falei da importância de levar este projeto para regiões periféricas, para melhor oportunizar essas crianças, elas fazem diferença nas famílias”, disse.

Endossando a vontade da SME, Diógenes Aires, coordenador da Sociedade Resíduo Zero, contou que também é interesse da organização levar o projeto para instituições de regiões periféricas e se colocou à disposição da pasta. “O que a SME precisar, nós seremos apoio. Vamos atender o pedido de levar o programa para a periferia, abriremos para que três organizações não governamentais apresentem atividades nas escolas”, explicou.

O Escola Resíduo Zero teve início em abril e se estende até o mês de outubro, com um seminário final para apresentação de resultados. Para participar do projeto, cada escola deve fazer inscrição por meio do www.escolaresíduozero.com.br e aguardar a seleção feita pela entidade.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Luiz Fernando Hidalgo