Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto Makers tem início nas escolas do município a partir dessa segunda, 29

Projeto Makers tem início nas escolas do município a partir dessa segunda, 29

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h37 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa visa estimular o interesse pela robótica e valorizar o ensino multidisciplinar, tornando a escola mais atrativa

projeto makersQuando o Prefeito Iris Rezende afirma que a Educação é uma das prioridades do seu governo, ele está agindo para que isso aconteça de fato. O Projeto Makers é um exemplo disso, ele vem para agregar valores à educação de forma mais atual, levando tecnologia e despertando o interesse dos alunos por aulas mais dinâmicas e práticas. A partir de hoje, 29, 14 escolas serão contempladas com a inserção da robótica nas aulas. A SME tem empenhado em formar novas parcerias, sempre com o intuito de aprimorar e diversificar o conhecimento de forma mais atrativa.

Essa é mais uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Tecnologia, (Sedetec), Universidade Federal de Goiás, (UFG) e Instituto Federal de Goiás, (IFG), que tem como objetivo levar aos alunos a inovação dos dias atuais. O Projeto Makers capacitou professores da Rede Municipal e vai oferecer apoio na inserção de atividades robóticas nas escolas. Vale ressaltar que a tecnologia consegue interagir com as outras disciplinas, conforme o professor desejar, seja Matemática, Geografia, Física, Ciências entre outras.

Dentre as escolas atendidas a partir de hoje, está a Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro. A Professora de Arte Iris Carvelo salientou que “a robótica permite a diversidade, integração, ampliação da linguagem para que hoje, no olhar contemporâneo, o aluno seja mais conectado e que ele possa se interessar por outras áreas também. Então, a robótica permeia todos os campos e isso vai fazer com que o aluno tenha uma experiência significativa”.

Segundo Celso Camilo, titular da Sedetec, o programa é de grande valia para dar novas perspectivas de vida às crianças da rede. “O Makers é um projeto que vai dar condição para as crianças da rede municipal interagir e se familiarizar com as novas tecnologias, além de fomentar a formação STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Com isso, esses alunos terão melhores oportunidades ao longo da vida”, contou.

No encerramento do semestre haverá entre as equipes formadas uma competição, com o intuito de preparar os alunos da Rede Municipal para futuras competições da área, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), por exemplo. Os alunos se interessam pela tecnologia e com as parcerias formadas é possível levá-los a novos conhecimentos e estimular o pensamento crítico e criativo para a vida escolar e profissional no futuro.

Robótica na SME

A robótica criativa já está presente em escolas da rede e a SME tem como objetivo expandir ao máximo para que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento que vem ganhando espaço no mercado atual. Em busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Max Vinicios da Cunha