Página inicial > Institucional > Notícias > Horta Escolar lança projeto de reciclagem no Mutirão da Prefeitura

Horta Escolar lança projeto de reciclagem no Mutirão da Prefeitura

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 07h23 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 07h23 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

'Circuito Reciclar é Legal: troque seu resíduo sólido por uma muda' estimula a conscientização sobre reciclagem do lixo nas escolas e população no geral

horta mutiraoNa manhã deste sábado, 27, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), lançou o 'Circuito Reciclar é Legal: troque seu resíduo sólido por uma muda de hortaliça' no primeiro Mutirão do ano, no Parque Industrial João Braz, região Oeste. O programa integra as ações do projeto Horta Escolar e tem como objetivo estimular a conscientização de alunos e comunidade sobre a importância da reciclagem e o descarte correto dos resíduos sólidos.

Na prática, as pessoas trocam produtos recicláveis como garrafas pet e latas de alumínio em mudas de hortaliças. No Mutirão, a SME distribuiu em seu estande, somente na parte da manhã, cerca de mil mudas de almeirão, jiló, couve, acelga, quiabo e alface. Para a costureira Silvane Assim, de 37 anos, “a ação é muito importante para a sociedade, porque além de ter comida saudável em casa, ajuda o meio ambiente com a reciclagem, evita o entupimento dos bueiros e a cidade fica melhor”. Durante o sábado à tarde e o domingo de manhã, cerca de mais duas mil mudas serão distribuídas através do Circuito.

Também no estande da SME, as crianças puderam participar de brincadeiras interativas, desenho livre e ambiente pedagógico de leitura. O pequenino Rafael Santos, de 8 anos, adorou as atividades. Ele fez desenhos de super heróis e a leitura de “Uma arara e sete papagaios”, livro infantil sobre a fauna e flora brasileira. “Gostei muito de desenhar os meus super heróis e de conhecer mais sobre as aves que a gente tem, é muito importante”, contou. Os serviços da SME se estendem até às 16h do sábado e às 12h do domingo, 28.

Programa Escola Viva

Além dos serviços oferecidos no estande localizado na Praça de Esportes do Parque Industrial João Braz, a SME levou reformas a 15 instituições de ensino da região por meio do Programa Escola Viva: as escolas municipais Dom Fernando Gomes dos Santos, Eli Brasiliense, Ernestina Lina Marra, Lorena Park, César da Cunha Bastos, Castorina Bittencourt Alves, Lions Clube Bandeirantes e Waterloo Prudente, os centros municipais de Educação Infantil (Cmei) 13 de Maio, Goiânia Viva, Monteiro Lobato, Solange Park, Barro Goiá e Cora Coralina e o centro de Educação Infantil Serafim Rodrigues de Moraes Filho.

Dentre os reparos previstos no programa, estão pintura e limpeza geral, revisões elétricas e hidráulicas, troca de telhado, poda de árvores e demais adequações. As ações são feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e, somente no primeiro quadrimestre de 2019, a Educação investiu mais de meio milhão de reais em reparos e manutenção estruturais das unidades de ensino. A previsão é de que, ao longo do ano, mais de cinco milhões de reais serão liberados por meio do Escola Viva.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti