Página inicial > Institucional > Notícias > Ciência Itinerante realiza quinta edição na Escola Municipal Maria da Terra

Ciência Itinerante realiza quinta edição na Escola Municipal Maria da Terra

Criado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h02 | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h02 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Professores e alunos em parceria firmada entre UFG, Sedetec e SME possibilitam experiências e conhecimentos na área de Ciências

WhatsApp Image 2019 04 26 at 10.23.21Para o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, “há várias formas de ensinar e aprender, não apenas do banco, do quadro e do giz, mas ferramentas verdadeiras para o exercício pleno da cidadania”. E assim tem sido, com as parcerias firmadas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Univesidade Federal de Goiás e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), levando a Ciência de forma mais atraente para os alunos.

Hoje, a Escola Municipal Maria da Terra, no Bairro Floresta, recebe a 5ª edição do Projeto Ciência Itinerante, das 8h às 17h. O objetivo da iniciativa é popularizar a ciência e quebrar a distância da prática entre a população em geral. Alunos dos ciclos I e II, de 5 a 12 anos, participam do evento composto por três bancadas. Os alunos têm a oportunidade de olhar as células de sangue com soluções por um microscópio e através do ambiente suas alterações, tem a extração do DNA e o sistema respiratório.

O responsável por esta edição é o professor doutor Daniel Alves Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas, da UFG. Ele enfatiza que o objetivo desse projeto é popularizar a ciência de forma universal, de fácil acesso e despertar a curiosidade científica nos nossos jovens estudantes. “As atividades trazidas aqui hoje são ligadas à fisiologia, genética e bioquímica, com uma demonstração prática dessas atividades. Só o fato deles terem essa apresentação visual já desperta a curiosidade, a principal proposta dessa ação', explica.

Segundo a diretora da escola, Danielle Nunes, é um projeto muito válido, diferente de tudo que os meninos veem geralmente na sala de aula e o trabalho de ciência precisa ser mais explorado, desde a educação infantil até os meninos da turma F. “É a oportunidade que eles têm de ver como funcionam experiências científicas, então eu acho muito importante”, afirma.

WhatsApp Image 2019 04 26 at 10.23.16Tudo começou há cinco anos, numa tentativa de aproximar a pós-graduação da educação básica, com a proposta do programa ciência itinerante. A programação é construída para o ano todo levando, a cada 15 dias, laboratórios e pós graduandos para alguma escola indicada pelo município. O principal objetivo é mostrar para esses alunos o que é a pesquisa e desenvolver sua curiosidade, fazendo com que percebam as transformações que ocorrem ao redor deles e entendam que tudo é fruto de uma investigação. Tudo isso de forma lúdica e acessível à população, destacando a importância da ciência em todos os aspectos.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Giovanna Sodré