Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos de escola municipal produzem livro de histórias narrativas

Alunos de escola municipal produzem livro de histórias narrativas

Criado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 10h29 | Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 10h29 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Produto é resultado do trabalho de produção textual realizado por educandos do Ciclo III da Escola Municipal Ernestina Lina Marra

livro ernestinaAlunos do Ciclo III da Escola Municipal Ernestina Lina Marra, localizada no Parque Industrial João Brás, produziram um livro de histórias narrativas no final do último ano letivo. A obra intitulada “Oficina de Histórias” é fruto de oficinas pedagógicas de produção textual realizadas na instituição, sob a orientação do professor José Carlos Elvira, com o objetivo de promover a leitura e a escrita, com significado, entre os estudantes.

O livro conta com quinze histórias que abordam questões do cotidiano e imaginação dos alunos, como conflitos, desejos, sonhos e angústias. Os temas são variados, entre eles destacam-se situações amorosas, leitura, viagens, amizade, futebol, casamento, magia, tecnologia e bullying. O gênero textual de narração abarca diversos estilos, como romance, novela, conto, crônica e fábula e tem como características a presença de narrador, enredo, personagens, espaço e tempos, conflito, clímax, resolução do conflito e conclusão dos fatos.

Para José Carlos, professor responsável pela culminância do projeto, é de fundamental importância exercitar a criatividade e espontaneidade dos alunos a fim de dar efetividade ao letramento dos mesmos. Ele destaca a liberdade que deu aos educandos de escolherem as temáticas e os estilos que mais se sentiam à vontade para desenvolver. “O projeto foi feito de uma forma contextual. Trabalho sempre para que eles desenvolvam a criatividade e espontaneidade, atingindo o letramento, com questões lúdicas e imaginárias que você pode ter como criança. Na sala de aula, aproveitamos a oficina pedagógica e cada um desenvolveu da maneira que se sentiu melhor”, explicou.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte