Página inicial > Institucional > Notícias > I Encontro de Contadores de Histórias encanta plateia de alunos

I Encontro de Contadores de Histórias encanta plateia de alunos

Criado: Terça, 23 de Abril de 2019, 17h19 | Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 17h19 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento segue até a noite desta terça-feira com mais atrações para a comunidade em geral

1jornalismo1 8 CopySabe aquele tradicional “Era uma vez...”, que embala as mais belas histórias infantis? Aquela sensação de viagem na imaginação? Gargalhadas? Músicas? Surpresas? Foi exatamente assim que começou na tarde desta terça-feira, 23, o I Encontro de Contadores de Histórias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a turma de Mestrado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O evento tem programação estendida até a noite de hoje e, a partir das 19h, sete contadores de histórias se apresentam para a comunidade no palco do auditório da Escola de Formação e Humanidades da PUC, no Setor Universitário.

Durante a abertura do encontro, o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, deu as boas vindas aos alunos e professores que estavam na plateia e destacou que o encontro é mais uma prática para o desenvolvimento do gosto pela leitura. “Quando promovemos a contação de histórias estamos interpretando textos e incentivando a capacidade da imaginação, que nunca pode ser perdida. Isso é um exercício que fazemos para mantermos as crianças como aquelas pessoas que perguntam, que têm curiosidades, que imaginam, para que nós tenhamos no futuro uma sociedade capaz de ser menos mecânica e mais capaz de olhar para o outro em si. Então, o que nós fazemos aqui com as crianças e com a comunidade é uma forma de ensinar e aprender diferente não apenas do banco, do quadro e do giz, mas ferramentas verdadeiras para o exercício pleno da cidadania”, afirma.

Contadora de histórias há 25 anos e integrante do Grupo Gwaya Contadores de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edvânia Vaz Teixeira Rodrigues foi uma das inscritas no encontro. “A contação de histórias é a capacidade de buscar na mente histórias que ouviu ou trazer para a memória permanente histórias que você leu e gostou tanto, que quer compartilhar com os outros. Eu fiquei muito feliz quando eu vi que este encontro estava sendo promovido pela SME. Eu conheço o trabalho que a secretaria desenvolve com as escolas em relação à contação de histórias. Quando eu fiquei sabendo, eu corri e fiz minha inscrição. Fiquei muito feliz com a oportunidade”, afirmou.

1jornalismo1 2 CopySegundo a gerente de projetos educacionais da SME, Malu Ramos, o encontro teve 21 contadoras de histórias inscritas. Para ela, um sucesso que superou as expectativas: “Esta é a nossa primeira edição e a realização de um grande sonho. Agradecemos a presença de todos os alunos, profissionais e envolvidos que se emprenharam para a realização do projeto”. Quem estava na plateia, como a Byanka Moreira Mendes, 8 anos, aluna da Escola Municipal Abrão Rassi, aprovou e se encantou com cada história que ouviu. “Eu gosto muito de histórias. Estou adorando estar aqui no teatro passeando. Bem legal!”, disse.

Lívia Máximo, editoria de Educação e Esporte

Fotos: Andreia Barra