Página inicial > Institucional > Notícias > Em 2019, Escola Viva já investiu mais de meio milhão de reais em instituições de ensino

Criado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 15h39 | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 15h39 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Programa tem por objetivo a manutenção física constante das unidades educacionais, com repasse de verbas direto para escolas e Cmei

esc viva jallesUm dos precedentes para a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal de Goiânia é o bom estado de conservação física das escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei). Diante disso, pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), desenvolve o Programa Escola Viva, no qual as instituições recebem repasse de verbas destinado à manutenção predial das unidades.

Somente no primeiro quadrimestre de 2019, o projeto já viabilizou 640 mil reais para reparos de pintura, revisão elétrica e hidráulica, troca de telhado e demais adequações em 17 escolas e 20 Cmei da Capital, totalizando 37 unidades educacionais. Até o final do ano, todas as 304 instituições de ensino (exceto convênios parciais) receberão verbas oriundas do Escola Viva, num montante estimado em 5,6 milhões de reais de investimento.

Exemplo dos benefícios que o Escola Viva leva a cada unidade de ensino é o Cmei Nossa Senhora Aparecida, localizado no Setor São Domingos, região Noroeste. A instituição passou por reformas no pátio, nos parquinhos para crianças da primeira infância e pré-escola, construção de rampas de acessibilidade, instalação de alambrados no estacionamento, colocação de cerâmica nas áreas externas, construção de calçada, pintura geral, reforma dos banheiros e a construção de uma central de gás. O Cmei atende 120 alunos, entre um e quatro anos de idade. Para a diretora da unidade, Walquíria Gomes, “houve uma mudança significativa nos espaços do Cmei, podemos dizer que é outro”.

WhatsApp Image 2019 04 17 at 3.25.05 PM 1

Outra instituição que foi amplamente reformada pelo programa foi a Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira, localizada no Jardim Bela Vista, região Sul de Goiânia. Rony William de Souza, diretor da unidade e responsável por gerir o recurso repassado pela SME, conta que refez toda a pintura externa do local, consertou duas tendas utilizadas dentro do pátio, pintou a sala de leitura, trocou o telhado e reformou as portas e janelas do banheiro masculino. A escola atende cerca de 500 alunos e possui desde a Educação Infantil (pré-escola) até o Ciclo III do Ensino Fundamental, além da modalidade de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Escola Viva 2017 e 2018

O Programa Escola Viva foi uma das primeiras ações implementadas pela nova gestão municipal na área da Educação. Já em 2017, todas as 304 instituições, com conselho de gestão escolar, receberam repasse do projeto, totalizando quase quatro milhões de reais investidos. Em 2018, o procedimento se repetiu e todas as 304 unidades receberam verbas, com investimento de mais quase quatro milhões de reais.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte