Página inicial > Institucional > Notícias > SME e PUC promovem encontro de contadores de histórias

SME e PUC promovem encontro de contadores de histórias

Criado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 07h24 | Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 07h24 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento é aberto a profissionais da educação e público em geral que gostam de contar causos e histórias

imagem do encontroA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) firma parceria com a turma de Mestrado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e convida os profissionais da Educação e comunidade em geral a participarem do I Encontro de Contadores de Histórias. As inscrições foram abertas ao público na última segunda-feira, 1º, e segue até o dia 12 de abril. São disponibilizadas aproximadamente 30 vagas divididas em dois grupos, vespertino e noturno.

O Encontro, que será realizado no dia 23 de abril, na Escola de Formação e Humanidades da Puc-Go, no Setor Universitário, contará com a presença de professores da rede e contadores de histórias convidados, que se apresentarão para educandos das instituições municipais no período vespertino. No período noturno o encontro é aberto à comunidade, uma oportunidade para alunos e população apreciarem um momento cultural e passarem por mediações de leituras criativas.

“A ação é desenvolvida pela Gerência de Projetos Educacionais da SME, com objetivo de ampliar a prática da contação de histórias e o incentivo a leitura. A prática que contribui para o desenvolvimento do pensamento humano, capaz de aguçar o senso crítico e despertar o prazer pela leitura e pela literatura. A ideia é fazer várias ações ao longo do ano, como: semana da leitura, Ilustrando o conto na educação infantil, concurso de contadores de histórias, expedição cultural, projeto arte circo e cidadania, entre outros.”, afirma a gerente Maria da Luz Ramos.

Contar histórias é uma arte milenar originada da necessidade humana de se expressar, comunicar e também como entretenimento pelo prazer que se tem ao contar e ao ouvir histórias. Ao levar essa arte para os alunos, é possível que vejam a leitura não somente como uma obrigação escolar, mas também como uma atividade diária e prazerosa, além de aprimorar a capacidade de ler e escrever com desenvoltura.

Se você tem interesse em participar deste momento, acesse o link a seguir e faça a sua inscrição: https://forms.gle/j7mxW1esAfdYhMdg8

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte
Arte: Jhon Maykel