Página inicial > Institucional > Notícias > SME abre VIII Simpósio da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos

SME abre VIII Simpósio da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos

Criado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h36 | Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 15h36 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Professores que atuam na modalidade de ensino participam dos dois dias de evento

cobertura simposio eajaCerca de 600 profissionais da rede municipal participaram na noite dessa terça-feira, 6, da abertura VIII Simpósio da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), no auditório do Centro Universitário Alves Faria. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), tem comotemática os “Processos de ensino aprendizagem: que currículo, para qual sujeito?”.

Coordenadores pedagógicos, diretores, professores das instituições educacionais e apoios técnico professores que atuam na modalidade de ensino em 59 escolas de Goiânia integraram a programação do primeiro dia. O objetivo é discutir, refletir e problematizar questões sobre os processos de ensino-aprendizagem na Eaja, adotando como objetos centrais a diversidade dos alunos.

De acordo com Éderson Saraiva, gerente de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da SME, o intuito é rever os currículos. “A SME trouxe a temática do Simpósio para ajudar na construção de sua Proposta Política Pedagógica. Desde 2015, realizamos grupos de trabalho, simpósios e encontros, com a finalidade de todos os profissionais da rede participarem”, afirmou.

A convidada da noite foi a Doutora em Educação de Jovens e Adultos, Edite Maria da Silva de Faria, da Universidade Federal da Bahia. “O currículo da Educação voltada para Jovens e Adultos é diverso e não existe receita pronta e acabada. O currículo é específico e deve ser construído coletivamente, lembrando que temos pessoas que foram deixados do direito de estudar”, ressaltou.

De acordo com Edite, a modalidade exige respeito. “A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem que ser pensada além dos muros da escola. É nosso compromisso e a partir da convivência no espaço, nós profissionais podemos adquirir conhecimentos, trocar experiências e saberes”, completou a palestrante.

A professora pedagoga Sarah Rízzia Campos Luiz participou do Simpósio. Regente da turma de primeira a quarta série na Escola Municipal Alice Coutinho, a educadora entrou na Eaja este ano. “A diversidade dos alunos de Eaja é diferente dos educandos do ensino fundamental regular. Realmente, o currículo deve ser voltado para esse público e que seja flexível da realidade de cada aluno”, falou.

Segundo dia
Hoje, das 19 às 22h, no Colégio Lyceu de Goiânia, os profissionais participam do segundo e último dia de Simpósio. Divididos em grupos de trabalho por disciplinas, os professores ajudam na revisão curricular no documento “Proposta Político Pedagógica da Eaja”.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte