Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas e Cmeis adotam medidas para amenizar calor e baixa umidade do ar

Escolas e Cmeis adotam medidas para amenizar calor e baixa umidade do ar

Criado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 15h46 | Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 15h46 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

SME orienta rotina com alimentação e atividades que prezem pelo bem-estar dos alunos

WhatsApp Image 2018 08 16 at 15.11.17A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) orientou, via ofício circular, as escolas e os centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia quanto à adoção de medidas e cuidados para amenizar os efeitos do clima quente e seco, devido à baixa umidade do ar neste mês de agosto.

Ingestão de muito líquido, alimentação de fácil digestão, atividades longe do sol, uso de umidificadores, toalhas molhadas, banhos em água com temperatura ambiente e o uso de filtro solar são algumas das orientações prescritas no documento. “Orientamos para que as equipes diretivas tomem determinados cuidados dentro das unidades educacionais e também orientem as famílias para que as mesmas sejam seguidas em casa”, ressaltou a diretora de administração educacional, Leila Barbosa.

Ainda segundo a diretora, outra orientação é quanto à qualidade da água utilizada nas unidades. “Ressaltamos a importância de acompanhar o período de higienização da caixa d'água, bem como a necessidade de adequar as aulas de Educação Física, evitando atividades que exijam grande esforço físico e exposição solar entre 11h e 15h”, completou.

De acordo com a enfermeira e apoio da Gerência de Projeto da SME, Marislei Brasileiro, é comum nesta época do ano, que as crianças tenham a saúde afetada. “Exemplos são: irritação nos olhos, nariz, garganta ou pele, dores de cabeça, desidratação, sangramento do nariz, conjuntivite viral, além do aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca e rotaviroses”, pontuou.

No Cmei Viver a Infância, no Setor Leste Vila Nova, as atividades estão mais leves, assim como a alimentação. “Estamos com o projeto piquenique de frutas e as crianças lancham no pátio, na sombra. Evitamos que elas corram, se agitem e procuramos deixá-las mais calmas, tomando bastante água para manter a hidratação do corpo”, afirmou a diretora da unidade, Maria Cristina Pires da Silva.

Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte