Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura encerra campanha Pipa sem Cerol com 70 mil metros de linha apreendida

Criado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 07h32 | Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 07h32 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Solenidade de encerramento foi realizada na manhã desta quinta-feira, 9, no Cmei Irmã Lídia, com participação de 110 alunos da rede municipal de educação

pipa sem cerolNa manhã desta quinta-feira, dia 9, foi realizada a cerimônia de encerramento da campanha Pipa sem Cerol, uma iniciativa da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Lídia, na Vila São José, sediou o evento.

Durante a ação, foram apresentados os resultados da ação deste ano, que, em 50 dias de campanha, recolheu cerca de 600 latas e carretéis de linhas com cerol, chinela e indonésia, num total de 70 mil metros de material. Durante a campanha, além da apreensão do material, foram feitas palestras a fim de orientar, de forma objetiva, sobre os riscos de soltar pipas utilizando o cerol e a forma como isso pode atingir e ferir a população.

Para o comandante da GCM, Inspetor José Eulálio, a parceria entre as pastas da administração municipal foi de fundamental importância para o sucesso da ação, que não registrou nenhuma ocorrência com pipas com cerol. “Ficamos muitos felizes em encerrar a campanha sem nenhum registro de feridos. A população nos agradece sempre pela preocupação com esses materiais letais, com parcerias com a SME e Agetul, conseguimos orientá-los para que não tivéssemos nenhuma vítima em 2018”, disse.

O encerramento contou com apresentações da banda de música da Guarda Civil Metropolitana, do grupo Anjos da Guarda e contou com ginástica cantada, atividade pedagógica realizada por professores da Gerência de Projetos Educacionais da SME. Além dos educados do Cmei Irmã Lídia, a instituição recebeu alunos de outros três Cmei da região: Residencial Itamaracá, Vila São José e Setor Progresso.

A professora Maria da Luz Ramos, gerente do departamento de projetos da SME, destacou a participação da Educação na ação, que engloba justamente as palestras de conscientização nas unidades educacionais de Goiânia. Além disso, ela endossou a fala do comandante da GCM, enaltecendo a parceria de sucesso entre as pastas.

Nossa participação se dá no momento em que os Anjos da Guarda vão na escola para fazer palestras conscientizando as crianças sobre o uso do cerol. Nossa intenção é que as crianças tripliquem o cuidado na hora de soltar pipa. Temos que orientar para o uso correto da linha tradicional” declarou.

As propostas da campanha Pipa sem Cerol foram encerradas em agosto, mas as ações de palestras e prevenções continuam até a chegada do período chuvoso. Desde o ano de 2016, de acordo com a GCM, Goiânia não registra nenhum caso de vítima fatal com o uso das linhas cortantes.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Aline Cavalcanti