Prefeito assina decreto e concede progressões a servidores administrativos da Educação
Documento foi assinado na manhã desta quinta-feira, 5, e será divulgado no Diário Oficial do Município ao final do dia
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou, na manhã desta quinta-feira, 5, o decreto que concede as progressões funcionais, horizontal e vertical aos servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) que fizeram requerimento junto à pasta. O documento será divulgado no Diário Oficial do Município no final do dia e o benefício implica em aumento salarial de acordo com o tipo de progressão.
Ao todo, segundo informações da SME, são 2.346 funcionários exclusivos da educação beneficiados com o decreto, dentre os cargos de assistente administrativo educacional, auxiliar de atividades educativas e agente de apoio educacional. Além deles, cargos de assistente geral, operacional e de nível superior também serão contemplados com o documento.
A progressão funcional é a movimentação do servidor na carreira prevista para o cargo que ocupa e poderá ocorrer mediante a progressão horizontal ou vertical. No caso da progressão horizontal o benefício é concedido por aperfeiçoamento a cada dois anos para professores e a cada três anos para administrativos, de uma referência para a subsequente, dentro de um mesmo nível, em virtude de requisitos previstos no plano de carreira.
Por sua vez, a progressão vertical ocorre de nível para outro subsequente da Tabela de Vencimentos, mediante requisição do servidor em atividade, em razão da evolução da escolaridade e/ou da profissionalização, avaliação de desempenho positivo nos dois últimos anos, dentre outros.
A concessão das progressões reflete a realização dos compromissos firmados pela atual gestão municipal e vai ao encontro do fortalecimento das ações em prol dos servidores da educação, como a disponibilização do pagamento do adicional de 30% aos auxiliares de atividades educativas, referente à gratificação de incentivo profissional prevista no plano de carreira da categoria, que está sendo feito desde a última folha de pagamento, conforme requerimento do servidor.
Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte