Página inicial > Institucional > Notícias > Oficina de Jogos Matemáticos estimula o raciocínio lógico durante Mutirão

Oficina de Jogos Matemáticos estimula o raciocínio lógico durante Mutirão

Criado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 13h05 | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 13h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Ação integra programação no estande da SME montado na Praça da Divisa da Região Noroeste

mutirao jogos matA oficina de Jogos Matemáticos durante o primeiro Mutirão do ano de 2018 atrai pessoas de todas as idades no Jardim Curitiba. Desde crianças a idosos, a atividade orientada por professores da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) busca estimular o pensamento, raciocínio e a aprendizagem de conceitos matemáticos.

Desafios com palitos, tampinhas, figuras geométricas e tabuleiros têm lugar especial no estande. De acordo com a professora mestre de matemática e apoio técnico da SME, Marcia Friedrich, a oficina integra proposta da própria secretaria que leva às pessoas a matemática do dia-a-dia. “Os Jogos representam um atrativo, pois estimula os participantes a pensarem em um mundo onde a tecnologia, principalmente o celular, está muito presente”, destaca.

“Os jogos têm como objetivo inserir, na sociedade, cidadãos que pensam como resolver seus problemas. O pensamento lógico-matemático pode ser trabalhado desde a Educação Infantil e os jogos construídos em sua maior parte com material reciclável possibilitam também a compreensão de números, grandezas, medidas, geometria, comparação, associação e muito mais”, completa Friedrich.

Maria Eduarda Pereira da Silva, 12 anos, aluna da Escola Municipal Professor Nadal Sfredo e moradora da Vila Mutirão participou das oficinas realizadas pela SME. “O que eu mais gostei foi do desafio da onça, cabra e capim. Aprendi que devemos pensar antes de tomar qualquer atitude no jogo”, comenta.

Oficinas

Além dos Jogos Matemáticos, a população que visita o estande da SME tem acesso às oficinas de horta em pequenos espaços, modelagem com massinha, desenho livre, balangandã e jogos de tabuleiro. O projeto Horta Escolar distribui nos dois dias de Mutirão cerca de 1,8 mil mudas de hortaliças, com destaque para a couve, cebolinha, pimenta bode, manjericão e jiló.

As oficinas continuam no período da tarde dessa sexta-feira e sábado, pela manhã. O morador do Jardim Curitiba IV, Sebastião Teodoro, 68 anos, aprovou a oficina de plantio e distribuição de mudas para a população. “Tenho um canteiro em casa e gosto muito de plantar alimentos sem agrotóxicos que sei de onde saíram. Hoje, estou levando manjericão, que não tenho em minha horta”, falou.

Escola Viva

Dez unidades educacionais receberam nesta semana, dentro da programação do Mutirão da Prefeitura, recursos financeiros do Programa Escola Viva. Quatro escolas e seis centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) passam por reformas e reparos em suas estruturas. Serviços de pintura, revisão elétrica e hidraúlica, reforma de telhado, troca de vidros e outras ações são executadas.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti e Jackson Rodrigues