Página inicial > Institucional > Notícias > Educação discute Base Nacional Curricular Comum em Seminário Interno

Educação discute Base Nacional Curricular Comum em Seminário Interno

Criado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 10h08 | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 06h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Mais de 300 profissionais buscam em conjunto construir e consolidar uma política articulada para a educação pública

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) abriu na manhã de hoje, 20, o II Seminário Interno da Superintendência Pedagógica e de Esportes (Supped). Cerca de 350 profissionais da rede municipal de ensino participam do encontro realizado no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, na área VI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Durante todo dia, diretores, gerentes e apoios pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) discutem a “Base Nacional Curricular Comum(BNCC): Uma Política em Construção”. A abertura do evento contou com a apresentação musical do grupo Ciranda da Arte. O secretário de Educação e Esporte de Goiânia e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime-GO), Marcelo Costa, deu as boas vindas aos participantes e falou da necessidade do Seminário.

“O trabalho desse encontro é de extrema importância sobre como vamos conduzir essas transformações que temos vivido em Educação. Que essas mudanças possam ser de verdade elementos para melhoria da qualidade da escola, até mesmo por que nós trabalhamos para que possamos prestar o melhor serviço aos nossos alunos e garantir para o país um futuro melhor”, afirmou o secretário.

Sobre a BNCC, Marcelo completou que a discussão deve envolver todos os profissionais. “A política não pode ser de cima para baixo e as escolas precisam estar inseridas no processo. O que está posto enquanto Base deve refletir os currículos que sejam os traços da vontade da escola. Cada ente têm importância muito grande na leitura, releitura e indicação desses caminhos”, destacou.

Claúdia Borges Santos Amaral, apoio da CRE Brasil di Ramos Caiado, acompanhou e levou em 2016, as contribuições das escolas de sua regional para SME e acredita na construção coletiva da Base. “Fizemos um movimento de reflexão na escola e acreditamos que as instituições podem ajudar a fazer esse currículo direcionado para cada área. Lá na escola, a realidade concreta auxilia na conclusão desse processo”, relatou a apoio.

BNCC
A BNCC se afirma como um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

O seminário interno da Supped tem como objetivo a consolidação de uma política articulada em rede que prima pelos princípios da gestão pública com foco na qualidade. Também integram o Seminário o Conselho Municipal de Educação. Até amanhã, 21, palestra, mesa redonda e momentos de reflexão estão na programação do evento.

Na tarde desta quarta-feira, 21, os debates serão direcionados em grupos de trabalho, de acordo com cada disciplina do currículo. Em 2017, a primeira edição do seminário reuniu cerca de 500 profissionais, que participaram de ações diversas dentro da proposta do encontro, que tinha como tema “A gestão pública e a qualidade da educação: trabalho articulado em rede”.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte