Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos da rede municipal são vencedores do concurso de redação Programa Agrinho

Alunos da rede municipal são vencedores do concurso de redação Programa Agrinho

Criado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 15h30 | Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 15h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Temática do concurso em 2017 foi sobre as fontes de energias renováveis

430404882175926Dois alunos da Escola Municipal Alice Coutinho, na Vila Morais, região Leste de Goiânia, foram vencedores do concurso de redação Programa Agrinho. Érika Ribeiro Andrade e João Vitor de Souza Nascimento foram os ganhadores da região metropolitana, na categoria sétimo e nono, respectivamente, do Ensino Fundamental.

O concurso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Neste ano, a temática do concurso Programa Agrinho foi “Saber e atuar para melhorar o mundo: Fontes de energias renováveis”, destinada a professores e alunos da educação especial, educação infantil e ensino fundamental.

A estudante Érika Ribeiro, 13 anos, afirma que escrever a redação ajudou-a aprender sobre a temática. “Foi importante para me ajudar a pensar melhor e explicar aos outros a importância da energia solar. Eu gostei muito de ser premiada e agora eu entendo um pouco mais de energia solar, hidrelétrica e outras”, destacou.

A professora de língua portuguesa Maria Bernadete de Castro e Cardoso orientou as redações do concurso e fez trabalho conjunto com o professor de ciências Kleiber Pinheiro Sales. “Para os alunos que participaram foi muito gratificante as classificações. Trabalhamos com a ideia de que a chance está para todos e que não podemos desistir, nem na escola, nem na vida. Temos que lutar para conseguir nosso lugar”, afirmou a educadora, acrescentando que a experiência auxilia os alunos no futuro.

Programa Agrinho

O objetivo do programa é incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento, com temas que trabalhem a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Inicialmente foi realizada formação dos professores multiplicadores e depois com a execução da temática nas instituições, com os professores incentivando projetos e estimulando os alunos na escrita de redações e confecção de desenhos.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Os dois alunos da rede municipal receberão além do reconhecimento no palco, um smartphone e a professora orientadora, bônus de R$ 500,00 por cada aluno.

Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Luiz Fernando Hidalgo