Alunos da rede municipal são vencedores do concurso de redação Programa Agrinho
Temática do concurso em 2017 foi sobre as fontes de energias renováveis
O concurso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Neste ano, a temática do concurso Programa Agrinho foi “Saber e atuar para melhorar o mundo: Fontes de energias renováveis”, destinada a professores e alunos da educação especial, educação infantil e ensino fundamental.
A estudante Érika Ribeiro, 13 anos, afirma que escrever a redação ajudou-a aprender sobre a temática. “Foi importante para me ajudar a pensar melhor e explicar aos outros a importância da energia solar. Eu gostei muito de ser premiada e agora eu entendo um pouco mais de energia solar, hidrelétrica e outras”, destacou.
A professora de língua portuguesa Maria Bernadete de Castro e Cardoso orientou as redações do concurso e fez trabalho conjunto com o professor de ciências Kleiber Pinheiro Sales. “Para os alunos que participaram foi muito gratificante as classificações. Trabalhamos com a ideia de que a chance está para todos e que não podemos desistir, nem na escola, nem na vida. Temos que lutar para conseguir nosso lugar”, afirmou a educadora, acrescentando que a experiência auxilia os alunos no futuro.
Programa Agrinho
O objetivo do programa é incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento, com temas que trabalhem a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Inicialmente foi realizada formação dos professores multiplicadores e depois com a execução da temática nas instituições, com os professores incentivando projetos e estimulando os alunos na escrita de redações e confecção de desenhos.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Os dois alunos da rede municipal receberão além do reconhecimento no palco, um smartphone e a professora orientadora, bônus de R$ 500,00 por cada aluno.
Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Luiz Fernando Hidalgo