Educação celebra o cerrado com ações no Parque Zoológico e na Vila Ambiental
Oficinas, trilhas e brincadeiras cantadas e palestra estão entre as atividades na programação do mês do cerrado
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (SME), prepara ações de conscientização e mobilização em comemoração ao Dia do Cerrado, segundo maior bioma do Brasil e que predomina o estado de Goiás. Nos dias 18 e 19/9, foram realizadas visitas da Creche Casa do Caminho ao Parque Areião/Vila Ambiental; e do Cmei Jardim Ana Lúcia ao Parque Zoológico.
As comemorações fazem parte do projeto “Educação Ambiental no Parque”, onde estudantes, professores e visitantes participam, durante todo o mês de setembro, de oficinas, trilhas, brincadeiras cantadas e palestras. Durante a visita aborda a temática “A Fauna e a Flora – A riqueza do Cerrado”, destacando a importância da preservação da fauna e flora locais, do cerrado e das nascentes dos rios. O objetivo da iniciativa é conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral sobre a necessidade de preservar o cerrado e o meio ambiente.
De acordo com a Gerente de inovação e Projetos da SME, Malu Ramos, as atividades de conscientização junto aos estudantes representam um grande ganho na aprendizagem, assim como a mudança de comportamento. “Precisamos preparar as novas gerações para a saúde do meio ambiente, por meio de uma consciência ecológica e da formação de valores para a preservação do meio ambiente”, comentou.
Segundo maior bioma do Brasil
O Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro desde 2003, chama a atenção para a importância do segundo maior bioma do Brasil. Conhecido como o berço das águas brasileiras, ele abriga o aquífero Guarani e reúne uma das maiores biodiversidades de espécies vegetais e animais do país. Suas árvores, de troncos retorcidos e casca espessa, são adaptadas às condições adversas, assim como as plantas herbáceas, que desenvolvem estruturas subterrâneas para armazenar água e nutrientes.
Apesar de sua riqueza natural, o Cerrado enfrenta sérias ameaças, principalmente relacionadas ao uso do fogo. Incêndios podem surgir de forma natural, mas, em grande parte, resultam da ação humana, trazendo impactos devastadores. Até o momento, já foram catalogadas mais de 1.500 espécies animais no bioma, muitas delas hoje em risco de extinção devido às transformações impostas pelo homem. Entre os animais ameaçados estão a anta, a capivara, a onça-parda, o preá e a paca, símbolos da fragilidade e da necessidade de preservar esse patrimônio natural.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia