Campeonato de Tabuada prepara crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental para Olimpíada Brasileira de Matemática
Além de 3 finalistas do 2º ao 5º ano, foram premiadas crianças com necessidades educacionais especiais - NEE, que fizeram as provas em contanto com mediação de professores
Estudantes da Escola Tenda do Caminho, instituição conveniada com a Secretaria Municipal de Educação (SME), receberam, nesta quarta-feira (17/9), medalhas de 1º, 2º e 3º lugar, do 2° ao 5º ano, do Campeonato de Tabuada Estrelas da Tenda, acontecimento interno que já faz parte do calendário da instituição.
Também foram premiadas crianças com necessidades educacionais especiais – NEE, que fizeram as provas contanto com mediação de professores e obtiveram excelentes resultados. O evento, que incluiu todos os estudantes das turmas participantes, também contou com a presença das famílias das crianças finalistas.
A coordenadora pedagógica, Patrícia Botelho da Silva, contou que as crianças do 2º ao 5º ano participaram de três etapas de avaliação: inicialmente toda a sala fez a prova e, para a segunda etapa, foram classificadas apenas 10 estudantes que, novamente, realizaram provas de conhecimento na tabuada. Na terceira e última fase, apenas 5 estudantes participaram das provas, restando 3 finalistas. De acordo com a equipe diretiva da escola, foram contabilizados não só os resultados certos mas, também, o tempo em que os estudantes fizeram e entregaram a prova.
A diretora Eliane Cristina diz que a importância dessa preparação começa na educação infantil, quando os princípios quantitativos e de significados são introduzidos, então, já no 2º ano “a gente traz os fatos fundamentais, vai estimulando a raciocinar, pensar, encontrar um resultado correto. Falamos para eles da Olimpíadas de Matemática e incentivamos as crianças a almejarem participar dessas iniciativas”, conta a professora.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que estimular o estudo da matemática, identifica jovens talentos na área e contribui para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, e é realizada em duas fases, com problemas que buscam despertar o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes.
Fotos: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia