Escolas da rede municipal participam do Programa Mais Ciência na Escola
Iniciativa promove estudos e tecnologias que promovam a educação científica e o letramento digital nas escolas públicas
A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG), lançou o Programa Mais Ciência na Escola, na última sexta-feira (12/9), na Escola Municipal Alice Coutinho, na Região Leste da capital. O evento foi realizado com a entrega de equipamentos às escolas participantes do programa e demonstração do uso dos kits para equipar os laboratórios maker, que insere a cultura tecnológica no processo de ensino-aprendizagem.
Os kits compostos de impressoras 3D, cortadoras a laser, insumos, filamentos, arduínos e demais recursos necessários para o trabalho dentro da abordagem STEAM – metodologia que alia ciência, engenharia, artes e matemática. Cada kit atende cinco estudantes dos anos finais, que poderão frequentar os laboratórios em períodos contrários de aula, dois dias por semana. De acordo com Carlos Roberto da Silveira Júnior, coordenador da Regional Metropolitana Mais Ciência do IFG, a participação dos alunos nesse programa, além de possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos em diferentes áreas, forma valores sociais importantes.
“É uma ação transformadora, possibilita ao aluno sonhar, criar e ver resultados concretos de seu empreendimento, por meio das vivências nos laboratórios maker. O trabalho em equipe favorece a socialização, a cooperação e a resolução de tarefas que faz com que os estudantes adquiram valores importantes para a vida deles”, ressalta o coordenador. Inicialmente, a SME selecionou as escolas municipais João Vieira da Paixão, Alice Coutinho, Nara do Carmo e Deusahydes Rodrigues de Oliveira para participar do programa.
O aluno do 9º ano, Renam Fortes, participou de projetos desenvolvidos anteriormente em laboratório maker e destaca a importância de ampliar seus conhecimentos, durante a produção de objetos resultantes do uso de tecnologias. “Foi muito interessante e útil tudo que aprendi aqui no laboratório maker. Durante as aulas de robótica, aprendi a construir foguetes movidos à pressão do ar, carrinhos elétricos, roda giratória e muito mais. Todo o trabalho me motivou a estudar mais matemática, ciência e biologia”, afirma.
Parceria
O Mais Ciência na Escola é um programa do Governo Federal, executado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). São mil escolas no país que participam do programa, resultado do investimento de R$ 100 milhões do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fndct).
O IFG se responsabiliza por fornecer o ambiente para as atividades do projeto, transporte para a equipe envolvida, material de consumo (quando disponível) e cursos de capacitação para os professores e estudantes. Já a SME, tem como atribuições a identificação das escolas participantes, o apoio à formação dos docentes, a disponibilização de profissionais para acompanhar as oficinas nas unidades escolares e o suporte na divulgação do projeto nos canais oficiais.
Para a diretora da escola municipal Alice Coutinho, Julia Barreto de Melo, é perceptível o desenvolvimento dos alunos. “Quando participam das experiências no laboratório maker, eles melhoram o aprendizado em outros componentes curriculares, assim como nas relações interpessoais na escola”, comenta a diretora.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia