Professores de escola municipal desenvolvem projeto sobre Literatura de Cordel
Proposta visa preparar as crianças para recitar versos dentro da rima característica do gênero textual, apreciação da cultura popular brasileira e conhecimento das técnicas de xilografia
Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Benedito Soares de Castro apresentaram, na última quinta-feira (4/9), os resultados do projeto “Literatura nos Cordéis do Bené”, que vem sendo desenvolvido desde agosto. A iniciativa, realizada duas vezes por semana, tem como objetivo incentivar a leitura e ensinar os alunos a compor e recitar versos no estilo tradicional dos cordéis.
Além de trazer uma homenagem à escola, a proposta surgiu da necessidade de desenvolver a criatividade e a apreciação pela literatura infantil nos estudantes, além de criar e ampliar habilidades como oralidade e expressão, apreciação pela cultura popular brasileira e técnicas de xilografia. No cronograma existem etapas começando com a introdução à literatura de cordel, leitura e discussão de cordéis, criação de textos, introdução à técnica de xilografia, criação de ilustrações e apresentação para os pais, programada para novembro.
Mais presente no Nordeste do Brasil, esta manifestação popular é marcada pela oralidade e poesia rimada. A ideia central veio dos colonizadores portugueses, mas ganhou identidade por aqui. Em Portugal, os folhetos eram expostos em cordões (ou cordéis) nas feiras, por isso, o nome. Os temas variam entre lendas, histórias de amor, aventuras de heróis, religiosidade, críticas sociais e políticas ou acontecimentos do cotidiano. Além de entreter e informar, o Cordel é considerado um “jornal do povo”.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia