Projeto de leitura itinerante Kombiteca visita 20 unidades educacionais esta semana
Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura, o Projeto Kombiteca, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), procura desenvolver diálogos e contação de histórias
O projeto de leitura itinerante Kombiteca visita 20 instituições educacionais, entre escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), nesta semana. A atividade, que consiste em um kombi colorida, cheia de livros, propõe ampliar a formação leitora das crianças, incentivando a leitura em roda de conversas e contação de histórias. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Cia Flor do Cerrado.
A gerente de Educação Infantil da SME Goiânia, professora Daniella Borges, reforça a importância da iniciativa. “A SME compreende que a literatura é fundamental para o processo de formação das crianças. Boas experiências literárias ampliam o repertório linguístico, estético e cultural. Projetos como a Kombiteca reforçam nosso compromisso com a educação pública de qualidade e com o direito das crianças de acesso à literatura, desde a primeira infância.”
Kombiteca
A Kombiteca é uma iniciativa da Cia Flor do Cerrado, que retorna à cena com o projeto “Histórias da Kombiteca”, reafirmando que a leitura é mais do que um hábito escolar. É também um gesto de cidadania, de afeto e de pertencimento. “A leitura não é só uma prática escolar, é também um gesto comunitário, cultural e cidadão”, afirma Hélio Martins, produtor cultural da Cia Flor do Cerrado.
Hélio Martins foi o idealizador da Kombiteca e explica que a ideia desse projeto nasceu como uma solução criativa para manter viva a leitura comunitária em meio à pandemia. “Começamos com uma bicicleta cargueira, mas logo vimos que seria inviável. Foi quando encontramos uma Kombi 92, que pertencia a uma feirante. Adaptamos o veículo e criamos um espaço onde a arte, o afeto e o livro viajam juntos”, lembra o produtor.
Cronograma de visitas do Projeto Kombiteca nas unidades:
4/9 – Quinta-feira
- 7h30 – Creche Casa do Caminho
- 9h30 – Cmei Jardim América II
- 13h30 – Cmei João Paulo I
- 15h30 – CEI Maria Sabino
5/9 – Sexta-feira
- 7h30 – Cmei Buena Vista
- 9h30 – Cmei Buena Vista III
- 13h30 – Escola Municipal Vereador Carlos Eurico de Camargo Alves
- 15h30 – Escola Municipal Dr Nicanor de Assis
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia