Projeto Horta em Casa incentiva alimentação saudável durante as férias escolares
Iniciativa é uma extensão do Programa Horta Escolar e leva o aprendizado adquirido nas escolas para a casa dos estudantes, ampliando o impacto da educação alimentar e nutricional
O projeto Horta em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), por meio da Gerência do Programa de Alimentação Escolar (GerPAE), estimula a alimentação saudável dentro e fora dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs). A ação educativa e socioambiental incentiva o cultivo de hortaliças e plantas alimentícias no ambiente doméstico, promovendo autonomia, saúde, consciência ambiental e fortalecimento dos vínculos familiares.
A iniciativa é uma extensão do Programa Horta Escolar e leva o aprendizado adquirido nas escolas para a casa dos estudantes, ampliando o impacto da educação alimentar e nutricional. As atividades são realizadas em todos os CEIs e Cmeis da Rede Municipal de Educação.
Para a diretora do Cmei Água Branca, Lívea Gomes Coutinho, enviar as mudas para as famílias ajuda a reforçar os valores trabalhados nas unidades. “Aprender sobre a importância de consumir legumes, frutas e verduras pode estimular hábitos saudáveis nas crianças. Quando esse cuidado continua em casa, com o plantio e a colheita em família, os valores são fortalecidos”, explicou.
O projeto promove atividades lúdicas conduzidas por técnicos da SME, incluindo a participação do personagem “hortalino”, uma cenoura que anima as crianças. Cada estudante recebe uma muda de hortaliça para iniciar sua horta em casa, além de orientações sobre como plantar, cuidar, colher e consumir os alimentos, com apoio das famílias. Segundo os técnicos da SME, cultivar uma horta também significa cultivar afeto, paciência e consciência coletiva.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) — Prefeitura de Goiânia