Educação municipal participa do Maio Laranja com projeto “Educar para Proteger”
Próxima apresentação da peça “O Despertar da Princesa Kiki” ocorre no dia 20 de maio, e deve reunir cerca de 200 estudantes no Auditório do MPGO
Cerca de 600 estudantes da Rede Municipal de Educação participaram nesta quarta-feira (14/5) de uma atividade especial da campanha Maio Laranja, no Teatro Madre Esperança Garrido. As crianças assistiram à peça “O Despertar da Princesa Kiki”, uma ação do projeto Educar para Proteger, promovido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), com foco na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A próxima apresentação ocorre no dia 20 de maio, para cerca de 200 estudantes no Auditório do MPGO. A iniciativa integra o calendário do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento do abuso e da exploração sexual infantil no Brasil, instituído pela Lei nº 14.432/2022. A campanha mobiliza instituições e a sociedade civil na proteção integral da infância e da adolescência.
Encenado pelo grupo Projeto Otras Cositas, o espetáculo “O Despertar da Princesa Kiki” é inspirado na cartilha Brincar e Aprender: Como Proteger Meu Corpinho, desenvolvida pelo MPGO. A peça traz uma abordagem lúdica e educativa sobre o respeito ao corpo, o direito à privacidade e o autocuidado.
“O teatro é uma linguagem acessível às crianças, permitindo que temas delicados sejam tratados com leveza e profundidade”, explica o promotor de Justiça e coordenador da área da Infância e Juventude do MPGO, Pedro Florentino. “O espetáculo contribui para despertar o autocuidado e mostrar às crianças que falar sobre o corpo e seus limites é essencial para a autoproteção. Contamos com apoio de profissionais da psicologia, da saúde e da educação para garantir que a abordagem fosse adequada à faixa etária.”
Durante a apresentação, a personagem Princesa Kiki interage com a plateia ao aprender, de forma divertida, sobre as partes do corpo e os cuidados que devemos ter com ele. A mensagem é clara: as crianças devem ser ouvidas e orientadas a buscar ajuda sempre que se sentirem desconfortáveis ou inseguras.
Experiência marcante
Estudantes das escolas municipais de tempo integral Jardim das Aroeiras, Presidente Dutra e Mônica de Castro estiveram presentes no teatro, que ficou completamente lotado. Entre elas, Evelly Sofia de Oliveira, de 7 anos, aluna da Escola Jardim das Aroeiras, prestou atenção em cada cena e compartilhou o que aprendeu. “Foi muito legal. Aprendi a tomar cuidado com meu corpo e a conversar com meus pais quando alguma coisa diferente acontecer”, disse.
Para João Marcos de Souza Porto, professor de teatro da Escola Municipal Presidente Dutra, a atividade vai além do entretenimento. “O palco, a iluminação, o enredo, tudo isso envolve e encanta as crianças. O teatro amplia o repertório cultural e também é uma poderosa ferramenta para ensinar valores e promover o diálogo”, detalhou.
A Secretaria Municipal de Educação reforça seu compromisso com ações educativas que fortaleçam a proteção de crianças e adolescentes. A participação no Maio Laranja é parte dessa agenda de prevenção, em parceria com instituições como o MPGO, e busca sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância do enfrentamento à violência sexual.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia