Educação Municipal desenvolve projeto de literatura negra para as relações étnico-raciais
Curso da SME propõe estudo de Literatura Negra com temáticas voltadas para a equidade étnico-racial e educacional
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), desenvolve o curso “Literatura Infantil e Educação para Relações Étnico-raciais: Caminhos Teóricos, Experiências e Vivências”. O encontro será nesta quinta-feira (15/5), na área IV da PUC – Goiás, sala 108, Bloco L.
O encontro tem o objetivo de propiciar aos profissionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia um espaço de estudo, reflexão teórica, experiências e vivências, sobre literatura negra no trabalho didático-pedagógico e nas relações étnico-raciais. O público é formado por profissionais da educação da Rede Municipal de Educação.
Ações Afirmativas
A proposta de curso fundamenta-se na premissa de que a leitura de livros literários – que trazem histórias, poemas, crônicas de origem africana, afro-brasileira e indígena – favorece a compreensão aos profissionais sobre a literatura no contexto das reações étnico-raciais.
A professora formadora do curso, Inez Viana, da Gerência de Formação/SME destaca que a leitura pode ser libertadora, retirar as amarras do preconceito e das desigualdades sociais. Ela afirma que “os livros literários que trazem histórias, poemas, crônicas de origem africana, afro-brasileira e indígena favorece a compreensão dos educadores. Assim, por meio do trabalho com a literatura infantil, é possível enfrentar o desconhecimento e os preconceitos que geram intolerâncias em relação à memória, à ancestralidade e à identidade dos diferentes povos”.
As temáticas dos módulos do curso, referentes a esta ação formativa, estão relacionadas à educação das relações na infância, explorando: literatura infantil negra e os critérios de análise, racismo e preconceitos, educação indígena e saberes ancestrais, espiritualidade e ancestralidade indígenas, literatura Indígena para a educação das relações étnico-raciais e outros temas.
Serviço
Assunto: Educação Municipal desenvolve projeto de literatura negra para as relações étnico-raciais
Data: Quinta-feira (15/5)
Horário: 8h
Local: área IV da PUC – Goiás, sala 108, bloco L
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia