Professores promovem eventos sobre cultura afro-brasileira e indígena
Escola Municipal de Tempo Integral Moisés Santana busca sensibilizar estudantes sobre a importância dos povos afro-brasileiros e indígenas na formação cultural do Brasil
O Projeto “O respeito começa quando a diferença não incomoda!” desenvolvido pelos alunos e professores da Escola Municipal de Tempo Integral Moisés Santana, durante todo ano letivo, trabalha a história e a cultura afro-brasileira e indígena, a fim de resgatar e valorizar a cultura desses povos, assim como reconhecer sua importância na formação da cultura brasileira.
Durante a iniciativa, são realizadas atividades na escola, como leituras de diferentes textos, projeção de vídeos, produção de textos escritos e imagísticos, pesquisas, entrevistas, rodas de conversas, palestras, panfletos educativos, entre outras ações, enfatizando os temas abordados.
O produto final será a apresentação dos materiais produzidos pelas turmas de 1º ao 5º ano. Consistem em produções artísticas, técnicas variadas como desenho, colagem, e pintura em suportes diversos, vídeos, textos escritos diversos que serão expostos na escola, para que a comunidade os aprecie. Durante a exposição, os estudantes vão apresentar um livro produzido por eles e cantigas africanas e indígenas.
“A iniciativa promove ações de reconhecimento e respeito à cultura dos povos africanos, descendentes e indígenas, contextualizando com a realidade local e nacional”, ressalta a diretora da Escola Moisés Santana, Deise Lane Dias, ao acrescentar que os estudantes estão tendo ótimo desempenho nos componentes curriculares.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia