milleneA secretaria municipal de Educação, professora Millene Baldy, participou na manhã desta quinta-feira (13/6) do programa Café com CBN – Goiânia 100 anos e apresentou os avanços da alcançados por Goiânia nos últimos anos. Um dos pontos destacados pela secretária foi a implementação de nova organização pedagógica para as unidades educacionais da capital.

De acordo com a secretária, o novo plano, elaborado pela SME, prioriza as aprendizagens de crianças matriculadas na rede com o objetivo de ampliar as possibilidades de desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita na Educação Básica e tem como objetivo a recomposição, recuperação e aprofundamento das aprendizagens de língua portuguesa e matemática como estratégia educacional pós-pandemia.

“A iniciativa reforça o compromisso de assegurar a todos os estudantes o direito à educação pública de qualidade. Como resultado, Goiânia saiu do 9° para o 4° lugar nos anos iniciais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também ficou em 3° lugar entre as capitais mais alfabetizadas do país”, citou a secretária da Educação.

Millene Baldy também destacou a criação de cinco mil novas vagas em Goiânia, principalmente para a Educação Infantil, a inauguração de 26 unidades educacionais, revitalização da estrutura física de todas as 378 unidades, reajuste do valor da merenda, em 274%, salto de 27 Salas de Recursos Multifuncionais para 62, e também a implantação de 10 novas escolas integrais, subindo de 35 para 45.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a convocação, nesta gestão, de 1.194 profissionais aprovados do último concurso e as 50 mil formações continuadas realizadas para todos os servidores pela Gerência de Formação da SME.

A secretária ressaltou também que foram investidos, só esse ano, R$ 26 milhões em uniformes e que 114 mil kits estão sendo entregues por regiões, para todas as crianças e estudantes matriculados na rede, sendo que aproximadamente 200 unidades educacionais já receberam, de um total de 378.

“Pela primeira vez, os uniformes são entregues diretamente nas instituições para otimizar o recebimento e também diminuir a quantidade de desperdício que já aconteceu em gestões anteriores”, concluiu.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia