Página inicial > Institucional > Notícias > Escola municipal prepara “Eco Arraiá” com decoração feita de garrafas PET

Escola municipal prepara “Eco Arraiá” com decoração feita de garrafas PET

Criado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 08h28 | Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 08h28 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 08h28

Unidade educacional do Jardim Novo Mundo utiliza mais de 5 mil unidades plásticas na ornamentação temática da festa junina

ecoarraiaA Escola Municipal Bárbara de Souza de Morais, no Jardim Novo Mundo, realiza, neste sábado (15/6), a partir das 16h, o Eco Arraiá, com decoração que reaproveitou mais de 5 mil garrafas PET. Os preparativos começaram em fevereiro, a partir da adesão da unidade ao Projeto Escola Verde da Cargill, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Balões, flores, bonecos e outros adereços foram confeccionados com o auxílio de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A idealização da decoração surgiu no primeiro planejamento anual, com a professora de matemática Lúcia Helena Mundim Aguiar Lopes.

“Ao saber que a escola ia participar de um projeto envolvendo a arrecadação de materiais recicláveis, falei da possibilidade de usarmos as garrafas PET. No início, o grupo ficou receoso, pois não se tinha a dimensão das possibilidades que o material poderia proporcionar. E assim começamos a arrecadação das garrafas, confecção dos enfeites e toda a comunidade se envolveu”, explica a professora Lúcia Helena.

De acordo com a diretora da escola, Lorena Silva Soares, foi possível unir a festa junina com o projeto Escola Verde, em que a unidade foi contemplada com estrutura pré-moldada para coleta de materiais recicláveis. “Com o engajamento dos 760 estudantes, já temos R$ 5 mil em caixa com a arrecadação de materiais trazidos pela comunidade. Além de arrecadar recicláveis para o projeto, também foram destinados para a decoração da festa”, conta a diretora.

“Os estudantes ajudaram na elaboração de todos os enfeites da festa junina com a orientação da professora Lúcia Helena. É uma inovação sair da bandeirola, usar materiais recicláveis e utilizar a criatividade para promover a consciência ambiental. Foi possível envolver desde os pequenos da educação infantil, que fizeram o jardim da entrada, até os estudantes do EJA”, ressalta a diretora.

A estudante do sétimo ano Nicolly Menezes dos Santos, de 12 anos, acompanhada de outros estudantes, ajudou a conscientizar as crianças do turno vespertino sobre a coleta dos recicláveis. “Preparamos apresentações sobre o que trazer para a escola. E aprendemos que as garrafas podem ser retiradas do meio ambiente e ser utilizadas de várias formas, como a construção de brinquedos e até mesmo na nossa festa junina”, comenta a estudante.

Projeto Cargill
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceria com a empresa Cargill, lançou em fevereiro o Projeto Escola Verde. Cinco escolas selecionadas integram o projeto e fazem coleta seletiva de resíduos sólidos. O objetivo é motivar os estudantes a separarem descartes como plástico flexível, PET, papel, alumínio e papelão que serão transformados em outros materiais.

Estudantes, pais, professores e a comunidade escolar levam os resíduos para a instituição, que serão comprados por uma empresa parceira. Com o dinheiro, será possível fazer melhorias nas escolas. Ações como gincanas, oficinas e outros momentos podem ser realizados para engajamento da comunidade.