Unidades são orientadas a servir alimentos ou preparações regionais típicas de festas juninas, como pipoca, caldos e derivados do milho
As escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) são orientados a servir, neste mês de junho, alimentos ou preparações regionais típicas de festas juninas, como a pipoca, caldos e derivados do milho (cuscuz e canjica). A recomendação segue os cardápios elaborados por nutricionistas da Gerência do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME).
As instituições educacionais de Goiânia recebem o cardápio mensal e seguem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os guias alimentares do Ministério da Saúde e a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com a nutricionista da SME, Nágila Araújo de Carvalho, as orientações sobre a alimentação servida nas instituições, e durante festas juninas, são aquelas relacionadas à alimentação saudável.
“Deve-se levar em conta a aceitabilidade dos alimentos e preparações. Além disso, as instituições organizam suas comemorações em datas diferentes e incrementam as refeições servidas, evitando alimentos processados e, principalmente, os ultraprocessados, considerando também restrições como o açúcar para crianças menores de três anos”, ressalta Nágila Carvalho.
“Independente do período festivo, deve-se observar a adequada preparação dos alimentos, com técnicas de higienização adequadas, a utilização de alimentos e preparações saudáveis, e evitar o uso de condimentos e temperos muito fortes como pimentas”, acrescenta a nutricionista.
Cardápios
Dentro das tabelas de cardápio mensal, dividido por semana, de segunda a sexta-feira, os Cmeis têm dois tipos diferentes. Um é para crianças de seis meses a 11 meses e outro para crianças de 1 a 5 anos. São cinco refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche e jantar).
Para as escolas, existem três cardápios diferentes. Um voltado para escolas integrais, outro para alunos que estudam em período parcial (matutino ou vespertino) e mais um voltado especificamente aos estudantes do período noturno, da Educação de Jovens e Adultos. Os que estudam em período integral, são três refeições (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Os alunos do período parcial e noturno recebem uma refeição diária.
A merenda escolar da rede municipal também é norteada pelo Manual de Boas Práticas da SME, que garante as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Esse documento descreve os procedimentos e requisitos higiênicos, desde as instalações, equipamentos, utensílios e o controle da água de abastecimento, dentre outras exigências.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia