Página inicial > Institucional > Notícias > Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz ajudam a resolver conflitos e criar ambiente saudável na Educação de Goiânia

Criado: Quinta, 16 de Maio de 2024, 15h12 | Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2024, 15h12 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2024, 15h12

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação conta com professores especializados para atuarem dentro das escolas na prevenção das violências

circulosdepazUm programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Programa Pilares, do Tribunal de Justiça de Goiás, promove, há mais de sete anos, a cultura da paz no ambiente escolar. Por meio do Programa Educacional de Mediação de Conflitos, uma equipe de professores especializada atua no âmbito da prevenção das violências nas escolas municipais.

Os “Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz” – uma das ações do programa – têm o objetivo de criar um ambiente saudável na Educação da capital. Esses “círculos” consistem em reuniões que envolvem pessoas que possam estar ligadas a algum tipo de conflito, sejam alunos, docentes, famílias, servidores, pessoas da comunidade e gestores.

“Os Círculos são restaurativos e podem ser utilizados em todos os tipos de conflitos, desde os mais simples até os mais complexos. São organizados a partir de temas pertinentes e realizados em situações que apresentam questões mais específicas e de maior complexidade. Além dos envolvidos diretamente no conflito, conta com outros participantes para ajudar na construção das soluções”, afirma a coordenadora da Comissão de Mediação Educacional, Clédia Maria Pereira.

O programa tem ainda outras ações, como assembleias, capacitações, pré-mediações, mediações em pares e diálogos sobre comunicação não-violenta. O objetivo é buscar soluções por meio do diálogo. O trabalho é desenvolvido desde agosto de 2013, e só no ano passado foi responsável por 8 mil atendimentos – o que dá uma média de mais de 20 atendimentos por dia.

A Comissão de Mediação Educacional pode atuar, por exemplo, em casos de bullying, racismo, indisciplina e evasão escolar. O Tribunal de Justiça de Goiás é parceiro no projeto, oferecendo formação aos profissionais da educação, que são preparados para escutar de forma empática os estudantes, servidores e familiares, que queiram compartilhar seus sentimentos e necessidades.

Fotos: Laís Borges

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia