“O Projeto envolve o acompanhamento do aprendizado de escrita e leitura dos alunos. O objetivo é garantir um ‘termômetro’ de como nossos estudantes estão se desenvolvendo”, explica o titular da Gerência de Educação Fundamental da Infância e da Adolescência (Gerefia), Marcelo Ferreira.

As provas do projeto “Produção de Texto em Rede” foram aplicadas no dia 20 de fevereiro deste ano a mais 50 mil estudantes das escolas municipais de Goiânia, durante o horário de aula. Foram avaliados alunos do Ensino Fundamental (3° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2° período ao 6° período.

“Os indicadores do projeto apontam que um de nossos desafios pedagógicos é o de estimular ainda mais a leitura e a escrita dos estudantes. É preciso aperfeiçoar a coesão e a coerência em seus textos”, ressaltou a pedagoga Ana Lúcia Sarmento. Ela salientou que é importante mobilizar os alunos em torno de temas e dos assuntos preferidos da turma. Ana Lúcia também destacou que uma prática que tem se revelado eficiente, no incentivo da leitura e escrita, são os estudos em grupo, principalmente do 6º ao 9º ano.

Marcelo Ferreira, por sua vez, enfatizou que o processo de aprendizado da leitura e escrita também deve ser exercitado durante as aulas em outras disciplinas. “A nossa responsabilidade é grande: toda comunidade pedagógica deve ter um olhar bastante atento às necessidades de nosso aluno, para garantir a esses jovens o direito a uma educação efetiva”, concluiu.

Fotos: Eulices Maria

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia