Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia apresenta a comitiva de Rio Verde trabalho de inclusão desenvolvido na capital

Criado: Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h10 | Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h10 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h10

Momento conta com trocas de experiências e informações, acesso a documentos, além de visitas às salas de atendimento aos estudantes, onde são trabalhados psicomotricidade, comunicação e cognição

comitivarioverdeA Prefeitura de Goiânia recebeu uma comitiva de 18 profissionais que atuam na Educação Inclusiva da cidade de Rio Verde para conhecer o trabalho desenvolvido na área na capital. Os profissionais estiveram nos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais) Maria Thomé Neto e Brasil di Ramos Caiado, nesta quarta-feira (24/4).

A equipe do município de Rio Verde veio à Capital conhecer o trabalho desenvolvido pela Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação (SME) em 60 salas de recursos multifuncionais, dois Cmais e três unidades conveniadas, onde são atendidos os estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) de Goiânia.

O momento contou com trocas de experiências e informações entre as equipes de Goiânia e Rio Verde, acesso a documentos, além de visitas às salas de atendimento aos estudantes, onde são trabalhados psicomotricidade, comunicação e cognição. De acordo com Lianna Gusmão, gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, não é o primeiro município que Goiânia recebe para uma visita técnica.

“Os municípios entram em contato conosco para entender o que Goiânia está fazendo que tem dado certo com as crianças que necessitam de atendimento da Educação Inclusiva. Então eles vêm buscar o que tem efetivamente, ler os nossos documentos, a forma de desenvolver os nossos cursos. E nós temos o maior prazer de receber e dividir. Rio Verde é uma cidade importante e quer ampliar a sua estrutura. Nós disponibilizamos material e assessoria”, ressaltou Lianna.

Renata Rodrigues de Souza, coordenadora do Departamento de Educação Especial do município de Rio Verde, relatou que a comitiva é composta por profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais da cidade. “Há três anos viemos a Goiânia conhecer uma outra proposta de atendimento com profissionais da saúde. Ao entrarmos em contato dessa vez, a equipe despertou o interesse em conhecer a proposta do Cmai, que é diferenciada. Viemos em busca de visualizar os atendimentos, conhecer os materiais específicos que são trabalhados e contribuir com a experiência dos nossos profissionais, além de trazer nossas contribuições para a cidade de Goiânia”, destacou.

Educação Inclusiva

A Educação em Goiânia conta atualmente com 60 salas de recursos multifuncionais instaladas nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Um crescimento superior a 100% em relação ao início da atual gestão, quando contava com 27 salas.

Com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME.

Além das salas, a rede conta com os Cmais Brasil Di Ramos Caiado e o Maria Thomé Neto, que atendem juntos 410 estudantes matriculados em instituições de ensino municipais.

A SME também oferta o atendimento educacional especializado nos Centros de Atendimento Educacional Especializado conveniados: Associação Pestalozzi Renascer, Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Helena Antipoffi.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia