Educação lança “Projeto Bem Viver” para reforçar saúde no trabalho
Iniciativa prevê atendimento psicológico e acompanhamento de profissionais em adoecimento laboral
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou nesta terça-feira (9/4) o Projeto Bem-Viver. A iniciativa implementa práticas para garantir a saúde no trabalho dos profissionais da Educação. O “Bem Viver” envolve a parceria com a FacUnicamps, que disponibilizará estudantes dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia.
Serão oferecidos atendimentos psicológicos individuais ou em pequenos grupos, serviço de assistência social às famílias dos servidores adoecidos e monitoramento das relações de trabalho interpessoais desenvolvido nas instituições.
A cerimônia de abertura do programa reuniu diretores, apoios pedagógicos e servidores da SME. A nova secretária de Educação, professora Millene Baldy, ressaltou a importância de ouvir para acolher. “E ter esse carinho com nossos colaboradores, de apoiá-lo em seu momento de fragilidade”. A Secretária também elogiou o trabalho de toda Gerência de Saúde e agradeceu a parceria da Faculdade Unicamp.
A gerente de Saúde no Trabalho da SME, professora Márcia Friedrich, assinalou que o projeto envolve ações para o profissional que já está em processo de adoecimento laboral, mas também engloba práticas para prevenir que o servidor adoeça. A professora Márcia explicou que foi realizado um minucioso levantamento para reavaliar os processos em curso e que os novos processos serão instaurados embasados em diretrizes acuradas.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia