Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia celebra parceria com Laheto no Dia Nacional do Circo

Prefeitura de Goiânia celebra parceria com Laheto no Dia Nacional do Circo

Criado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 13h51 | Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 13h51 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 13h51

Fundada há 30 anos, organização civil tem convênio com a Prefeitura desde 2008 e atende 210 estudantes da rede municipal de educação

circo lahetoA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), celebra o Dia Nacional do Circo, nesta quarta-feira (27/3), e comemora a parceria com a organização civil Laheto. Localizada no Jardim Goiás, a entidade, fundada há 30 anos, atende 210 estudantes da rede de ensino da Capital.

A parceria com a Prefeitura foi firmada em 2008, com o acompanhamento pela Gerência de Inovação, Captação e Projetos Especiais da SME. Os estudantes que integram o projeto participam das aulas no contra turno escolar, sobre técnicas circenses, oficinas de pernas de pau, malabares e acrobacias. Além das oficinas voltadas ao circo, eles recebem apoio com reforço escolar, com incentivo à leitura e escrita, e ainda recebem lanche e transporte gratuito.

São atendidos no Circo Laheto estudantes das escolas municipais Bárbara de Souza Morais, localizada no Jardim Novo Mundo, e João Clarimundo de Oliveira, no Setor Água Branca, e neste mês de março, o projeto começou a atender alunos da Escola Municipal Lions Clube Goiânia Tocantins, situada na Vila Maria Luiza.

No acordo de cooperação com o município, a SME disponibiliza dois professores com graduação em Pedagogia, para atuar no projeto, e o Circo conta com quatro arte-educadores especializados em artes circenses e outros profissionais. Ao longo do ano, os estudantes do Laheto realizam espetáculos e apresentam à comunidade aquilo que aprendem nas oficinas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Marília Leles, a proposta do circo é de extrema importância e contribui muito com as crianças e jovens matriculados na rede municipal. “As artes circenses trabalham muito a coordenação motora, equilíbrio e autoconfiança. Além de desenvolver técnicas, o circo tem importante papel social, por se preocupar com o exercício da cidadania. Com rodas de conversa, reflexões e atendimento psicossocial, os alunos são estimulados a compreenderem seu papel na sociedade”, explica Marília Leles.

Lavínia Meira Cardoso, estudante da Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais, tem 10 anos e participa das oficinas. “Faço trapézio, tecido, acrobacia e malabares. Eu sonho um dia em ser arte-educadora no Circo Laheto e também tenho o sonho de ser professora de trapézio. Gosto de estudar no circo e me sinto muito melhor aqui do que em outros lugares”, conta a estudante.

Premiações

O Circo Laheto, responsável pelo projeto social “Arte, Circo, Cidadania”, já ganhou diversas premiações. Veja algumas delas:

-Programa Criança Esperança, da Rede Globo, em 2023 e 2024;

-Prêmio Itaú Unicef (2005, 2007, 2013 e 2015) concedido pela Fundação Itaú em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF);

-Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo (2008, 2009 e 2012) concedido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte);

-Prêmio de melhor espetáculo, com o espetáculo “História de Goiás no Picadeiro”, concedido pelo Festival Internacional Goiânia em Cena 2009, realizado Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia