Página inicial > Institucional > Notícias > Novas unidades de ensino, reforma de todas escolas e criação de rede de robótica são destaques da administração

Criado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h53 | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h53 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h53

Gestão Rogério entregou 9 novas unidades, convocou 465 profissionais aprovados em concurso, distribuiu kits de uniformes e priorizou a recuperação das aprendizagens dos estudantes

balançopedA Prefeitura de Goiânia ampliou na atual administração os investimentos em educação e garantiu a reforma de todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a distribuição de kits de uniformes, a entrega de 80 mil kits de material escolar, e inaugurou nove unidades de ensino. A gestão do prefeito Rogério também foi responsável por realizar concurso, convocar 465 profissionais e criar a rede de robótica, com a implantação de laboratórios makers em sete escolas.

Com todos esses investimentos, Goiânia saltou de 9° para o 4º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras. “Números positivos confirmam que estamos melhorando a infraestrutura da rede de ensino, ampliando o acesso a vagas e transformando o ensino público municipal”, pontua o prefeito Rogério.

Neste período, a Prefeitura de Goiânia investiu, ainda, na retomada de 12 obras paralisadas em gestões anteriores, entregou a reconstrução da Escola Municipal Donata Monteiro da Mota, que estava abandonada desde a gestão anterior, e inaugurou outras nove unidades: Cmei Dom Antônio Ribeiro, Dona Ramila, Nion Albernaz, Donata Monteiro, Ceasa, Vila Areião, João Pedro Calembo, Cmei Silvia Praxedes e Escola Municipal Professora Marlei Garcia.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reformou 333 instituições de ensino. As obras foram realizadas com recursos do Programa Escola Viva, que destinou mais de R$ 64 milhões para a reforma de todas as unidades. Cada escola e Cmei receberam, de forma descentralizada, os investimentos para aplicar nas demandas estruturais mais urgentes.

Outro avanço registrado pela rede municipal de ensino foi a criação da rede de robótica, com implantação de laboratórios makers nas escolas Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida, Santa Marta, Targino de Aguiar e Marlei Garcia. Os investimentos em tecnologia educacional garantiram, também, a entrega, em parceria com a Telefônica Vivo, de notebooks e três mil tablets para 170 escolas da Capital.

Na atual gestão, a SME Goiânia distribuiu novos kits de uniformes e ampliou os recursos da merenda escolar em 264% sobre o valor destinado pelo Governo Federal, garantindo alimentação de qualidade para as crianças, adolescentes e adultos matriculados nas unidades educacionais.

Avanços pedagógicos

Apesar do ensino remoto na pandemia, a atual gestão da Prefeitura de Goiânia investiu em medidas para ampliar as aprendizagens dos estudantes. Entre as principais ações elaboradas pela SME estão a aplicação de avaliações diagnósticas e a implantação de uma nova política de alfabetização para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos.

“No início de 2021, encontramos um cenário em que apenas 23% dos estudantes acessavam a plataforma de ensino adotada na pandemia. Com isso, imediatamente, iniciamos uma série de programas para recuperar as aprendizagens dos estudantes, além de abrir, neste período, cerca de sete mil novas vagas na rede de ensino”, explica o prefeito Rogério.

A atual gestão municipal reorganizou a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, direcionou professores referência para os anos iniciais e adotou uma nova Matriz Curricular, com aumento do número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática. A Prefeitura de Goiânia disponibilizou também materiais estruturados para todas as escolas, implantou projetos como o Aprender Sempre, Aprova Brasil e Palavra Cantada, e ampliou o número de escolas integrais de 35 para 45.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia