Página inicial > Institucional > Notícias > Primeira sessão do Festival de Arte Educação é sucesso de público

Primeira sessão do Festival de Arte Educação é sucesso de público

Criado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 13h39 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 10h39 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Na modalidade audiovisual, a programação segue até quinta-feira, 14, com exibição de filmes produzidos por alunos da rede municipal

429907312384259A sessão de abertura do Festival de Arte Educação, na modalidade audiovisual, foi realizada na tarde desta terça-feira, 12, e contou com a plateia lotada de 150 alunos de escolas municipais. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), segue com a programação de quatro sessões diárias até quinta-feira, 14, no Cine UFG, localizado no Campus Samambaia, na Capital.

Durante o festival, são exibidos curtas-metragens de cinco escolas que abordaram em suas produções temáticas sociais e culturais. “Estamos descobrindo talentos dos nossos alunos e professores. Quem sabe não saem da nossa rede futuros atores, cinegrafistas, produtores e cineastas. Estou muito feliz em ver o resultado dos trabalhos. Merecem nosso reconhecimento e palmas”, afirmou o diretor pedagógico da SME, Manoel Bomfim.

Professora na Escola Municipal Olegário Moreira Borges, Márcia Inês da Silva dirigiu a produção do curta 'Alika', que conta a história de uma menina negra. “Foi um trabalho realizado com a proposta de falar sobre o preconceito, com um olhar sobre a questão étnico-racial. Os alunos viajaram, conheceram a história, a cultura negra e nós produzimos o filme com a ajuda de profissionais que foram para a escola. Foi um aprendizado enorme que envolveu de fato as crianças na pesquisa e produção de todo o conteúdo. Para nós é um prazer quando o trabalho é exibido e apreciado”, ressaltou.

Quem dublou a voz da personagem principal do curta, a Alika, foi a aluna Maria Júlia Lucena de Lima, de 11 anos. Para ela, a iniciativa é uma experiência que vai levar ao longo da vida. “Foi bem legal, divertido, ensaiamos bastante e ver o resultado assim, na telona, é um orgulho. Hoje em dia as pessoas têm muito preconceito, não se respeitam. Por isso, é importante aprender desde pequeno”, pontuou.

429907311111111O aluno Murilo Henrique Borges Correia, de 8 anos, aplaudiu cada curta que passou na tela. “Muito legal! É uma oportunidade de aprendermos coisas novas, em um ambiente diferente, fora da escola. Também tem o passeio com os colegas, que é bem animado, e eu gosto muito de filme”, comentou.

Ainda nesta terça-feira, 12, tem sessão às 20h e 21h30. Amanhã, 13, e quinta-feira, 14, tem às 8h, 10h30, 14h e 16h30. A plateia, por sessão, é formada por 150 alunos da rede municipal. “O mais bacana é ver a curiosidade dos alunos ao chegar aqui. Eles ficam ansiosos pelo que vão assistir, aplaudem e é um sucesso. Agradeço e parabenizo toda a equipe da SME envolvida neste projeto do Festival de Arte Educação, que, inclusive, terá outras modalidades até o fim do ano. Ainda vem muita coisa boa e bonita por aí”, disse a gerente de projetos educacionais da SME, Malu Ramos.

Lívia Máximo, editoria de Educação e Esporte

Foto: Eulices Maria