Dois mil novos concursados da SME participam de formação no Oscar Niemeyer
Cursoque teve início hoje socializa e informa sobre a organização administrativa e pedagógica da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), abriu na manhã dessa sexta-feira, 1º de setembro, a formação para recém-empossadosdo Concurso Edital 001/2016, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O curso, intitulado “Ação Educativa e Pedagógica na RME: Princípios e Práticas”, tem como objetivo proporcionar um espaço de socialização, informação e reflexão acerca da organização administrativa e pedagógica da SME.
Cerca de dois mil novos profissionais administrativos e professores participam do curso, que terá encontros realizados semanalmente nos turnos matutino e vespertino, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE), no Jardim América. Com carga horária de 20h, o momento visa também reafirmar o papel do sistema público de educação no que se refere ao acolhimento, à formação, à profissionalização e à valorização de seus servidores, garantindo-lhes diversas possibilidades de desenvolvimento na carreira docente e administrativa.
A superintendente pedagógica e de esportes da SME, Ampara Barros, deu as boas vindas aos novos profissionais da rede. “É muito importante a chegada e a participação de vocês. Todos são importantes para compor essa gestão, que para ter sucesso, precisa ser integrada. Conhecer as propostas que nós temos, o plano de trabalho e as perspectivas que trabalhamos possibilita levar aos educandos uma sociedade mais justa e democrática”, ressaltou.
De acordo com Samuel Esteves, presidente do Conselho Municipal de Diretores de Cmei e escolas municipais de Goiânia (Condir) e diretor da Escola Municipal Dona Belinha, trabalhar na educação é gratificante. “De 10 anos pra cá como educador da rede, mudei as minhas práticas e eu penso que trabalhei na vida de algumas pessoas. Meu desejo é que os administrativos e professores que estão chegando se encontrem com essa rede, que tem espaço para todos. Cada um pode dar sua identidade e marcar vidas, um dos nossos propósitos enquanto educadores”, afirmou.
“É uma rede que acomoda uma grande diversidade de atendimento, educação infantil, ensino fundamental, Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), inclusão. Essa diversidade nos apresenta desafios e possibilidades. Desejo a cada um, coragem e força para construir uma bela história na rede municipal de ensino de Goiânia. Muito sucesso nessa trajetória profissional”, destacou Acácia Aparecida Bringel, presidente do Conselho Municipal de Educação.
Para a auxiliar de atividades educativas, Letícia Reis Dornelis, do Centro de Educação Infantil Sueli Paschoal, a formação é enriquecedora. “Esse momento é de grande auxílio para nós que estamos chegando. Podemos aprender mais, tirar dúvidas, se preparar e qualificar para atender melhor as crianças e lhe dar com o público”, comentou.
Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)