Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos da rede municipal recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos da rede municipal recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Criado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 14h09 | Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 14h09 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

No total, 42 educandos serão premiados com prata, bronze e menções honrosas

OlimpíadaA tarde desta quinta-feira, 10, será marcada por emoção e alegria para 42 alunos da rede municipal de ensino que receberão suas medalhas de prata, bronze e menções honrosas por participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A solenidade de premiação será realizada às 14h, no auditório da Biblioteca da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia.

Um dos alunos medalhistas no bronze é o Jonatan de Lima Santos, 14 anos, matriculado na Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes. O educando, identificado com altas habilidades e superdotação, pela equipe do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (Cmai) Brasil de Ramos Caiado, onde recebe acompanhamento semanal, é motivo só de orgulho para a mãe, Maria de Jesus. “Estamos muito felizes com essa conquista dele. É verdadeiro talento e dom dado por Deus”, afirmou.

A pedagoga que acompanha o aluno no Cmai, Elisângela Moreira Borges, destacou que a equipe o incentivou a participar da OBMEP, visto que é a área que ele mais gosta e se interessa. “Trabalhamos no sentido de desenvolver o potencial dos alunos, e no caso ele, a área de exatas é a preferência dele. Inclusive, já foi até convidado para participar de um projeto com professores da UFG”, destacou.

A Olimpíada é  realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (Mcti) e do Ministério da Educação (MEC), ela é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, bem como promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Estudos independentes comprovam um efetivo impacto da OBMEP nos resultados de Matemática no país. Escolas que participam ativamente da competição acadêmica apresentam acentuada melhora no desempenho de seus alunos na Prova Brasil: a evolução é da ordem de 26 pontos, o que corresponde a 1,5 ano de escolaridade extra.

Serviço

Assunto: Solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Data: 10 de agosto

Local: Teatro da Biblioteca da UFG – Campus Samambaia