Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Rogério Cruz destaca ações da prefeitura pela cultura de paz no ambiente escolar, em lançamento da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas em Goiânia, nesta quarta-feira (17/05)
Início do conteúdo da página

Rogério Cruz destaca ações da prefeitura pela cultura de paz no ambiente escolar, em lançamento da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas em Goiânia, nesta quarta-feira (17/05)

Criado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 11h47 | Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2023, 08h43 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 11h47

Evento realizado pelo governo federal é aberto na capital, com presença do secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que percorrerá o país com objetivo de estimular cultura de paz nas escolas, por meio do projeto. Goiânia é escolhida para lançamento pelo comprometimento com o fim da violência no sistema de educação. “A Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas vai ao encontro das políticas públicas que temos promovido em âmbito municipal com o objetivo de garantir a segurança das nossas crianças”, afirma prefeito

ministroO prefeito Rogério Cruz destacou as ações realizadas pelo município para estabelecer cultura de paz nas escolas, nesta quarta-feira (17/05), durante lançamento da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas, na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, no Jardins do Cerrado. A iniciativa, realizada pelo governo federal, percorrerá capitais de todo o país estimulando medidas de combate à violência no ambiente escolar.

“A Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas vai ao encontro das políticas públicas que temos promovido em âmbito municipal com o objetivo de garantir a segurança das nossas crianças. Nas últimas semanas, montamos uma ampla rede de proteção chamada de Escolas Sem Violência, que envolveu mais de 800 agentes da Guarda Civil Metropolitana para proteger a toda comunidade escolar. Ao mesmo tempo, voltamos nossos olhares e corações para problemas sociais como bullying e o racismo”, destaca Rogério Cruz.

Emocionado, o secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, afirmou que “o processo de colocar o projeto em prática foi um momento de muita dor por conta do atentado em Blumenau, quando um homem invadiu uma creche e matou quatro crianças em abril deste ano”.
“Isso, quem é pai e mãe, sabe a dor que é. Essa foi uma cena muito triste na história do nosso país”, disse. “O Brasil não tem cultura da violência, de invasão de escola. O Brasil tem uma cultura de paz, de alegria, de amor, de um povo ordeiro e trabalhador”, completou.

Márcio Macedo também elogiou as medidas adotadas pelo governador Ronaldo Caiado e pelo prefeito Rogério Cruz para garantir a segurança das escolas. “Eu sei que aqui em Goiás tomou-se iniciativas muito eficientes de ação no combate à violência. O governo federal adotou ações muito fortes para liberação de recursos de incentivo a uma segurança mais ostensiva. Mas o fundamental é o diálogo, é a educação, é a conversa, é a escola ser povoada pelo bem, pelas famílias, pela cultura do seu entorno. Nós vamos fazer essa jornada pelo país nas escolas públicas para que juntos nós possamos dar um grito de basta à cultura da violência”, concluiu.

O vice-governador Daniel Vilela, por sua vez, afirmou que “é uma responsabilidade das lideranças políticas promoverem uma cultura de paz em toda a sociedade”, e recordou o histórico de bom relacionamento entre Goiânia e o Governo Federal. “Não poderia haver um local mais apropriado para lançar esse programa importantíssimo que visa a difusão da cultura de paz e de tolerância nas escolas do nosso país”, disse.

De acordo com o secretário Nacional da Juventude, Ronald Luiz dos Santos, Goiânia foi escolhida para o lançamento da caravana por acreditar no desafio de promover uma cultura de paz nas escolas e também por já ter sido vítima de um ato de violência, no caso do Colégio Goyazes. “A nossa intenção é buscar um sentimento de tolerância, acolhimento. Realizar essa atividade aqui é uma questão de gratidão por uma cidade que topou o desafio”, afirma.

Apoio da comunidade
O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, explica que a administração tem trabalhado a questão da cultura de paz nas escolas de forma integral, e que está buscando o apoio da comunidade para vencer o medo de atos de violência. “São ações que já fazem parte do nosso planejamento pedagógico integral: a cultura de paz, o ensino do respeito e do amor ao próximo. A realização de um evento deste porte, ainda mais começando na nossa capital, é simbólico para que Goiânia seja a precursora nesse combate à violência em todo o país. Precisamos que os pais e a comunidade venham juntos conosco nesse movimento”, disse.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Cida Garcez, afirma que é importante o desenvolvimento desse trabalho em parceria com a esfera federal. “Me deixa muito feliz saber que estamos atuando em nível municipal, federal e estadual em um tema tão importante para a sociedade. A violência precisa ser discutida e dialogada diariamente”, diz, lembrando que a paz nas escolas é uma bandeira da gestão de Rogério Cruz.

A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, disse em discurso que a entidade já havia entregue ao Governo Federal um documento pedindo paz nas escolas e que vai atuar para estabelecer um ambiente educacional seguro. “Nós vamos participar desta caravana que vai rodar o país para falar que a escola precisa de paz, precisa ser um local seguro, com valorização da saúde mental, de fomento a cultura”, avalia.

Programa
A Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas é um projeto do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, por intermédio da coordenação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República. A ação tem como objetivo desenvolver atividades culturais, esportivas, científicas, oficinas com especialistas, palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens. O propósito é construir uma grande ação de Estado para a difusão de cultura de paz, tolerância e direitos para a prevenção da violência em ambientes educacionais.

A proposta da Caravana, nesta primeira fase, é a de visitar uma unidade escolar em cada um dos 10 territórios definidos pelo comitê gestor, construindo um dia de atividades nas escolas, com uma programação que contemple oficinas. Na unidade de ensino municipal escolhida em Goiânia estudam cerca de 800 alunos. As programações de cada visita serão sempre definidas com os gestores municipais e estaduais, e a SNJ apresentará as opções de oficinas que as metodologias foram desenvolvidas em diálogos com os representantes dos ministérios no GTI.

Isabela Cristina Rodrigues, de 23 anos, acompanhou a filha, Ana Luiza, de seis anos, que é aluna na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, durante as atividades. “É uma iniciativa muito boa. Precisamos cuidar das nossas crianças em meio a tantas tragédias. Todo mundo precisa se unir pela cultura de paz”, diz. Entre os alunos, a opinião é de que o evento foi positivo por estimular o diálogo sobre a paz nas escolas. “Tem que ter bastante diálogo e ajuda. O que está acontecendo não é legal”, diz Larissa Silva, de 15 anos e aluna do 9° ano.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página