Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia prepara profissionais para acolher estudantes imigrantes nas escolas e unidades de educação infantil

Criado: Sexta, 05 de Maio de 2023, 11h35 | Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2023, 11h35 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2023, 11h35

Secretaria Municipal de Educação lançou E-book Linhas Guias, com orientações para recepção e acolhimento às crianças/estudantes imigrantes na Rede Municipal de Educação (RME), estimados em 358 matriculados da Venezuela, Bolívia, Colômbia e Haiti, Angola e Nigéria, dentre outras nacionalidades. Documento aborda assuntos como enfrentamento ao preconceito e xenofobia, matrícula de aluno estrangeiro, envolvimento das famílias e linguagem a ser utilizada em sala de aula

WhatsApp Image 2023 05 04 at 14.47.37A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou, na tarde desta quarta-feira (03/05), no auditório do órgão, no Setor Leste Universitário, o e-book “Linhas Guias: orientações para recepção e acolhimento às crianças/estudantes imigrantes na RME de Goiânia”. Segundo dados coletados até o dia 11 de abril, a rede conta com 358 estudantes oriundos de outros países.

Para melhor receber esses estudantes, equipe técnica de profissionais da SME elaborou o documento que vai orientar as escolas e unidades de Educação Infantil de Goiânia a possibilitar ambiente agradável, favorável e acolhedor para aprendizagem de estudantes estrangeiros que recorrem às Unidades Educacionais.

O E-book foi apresentado para coordenadores pedagógicos das instituições que possuem estudantes imigrantes, apoios técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e apoios da Diretoria Pedagógica. Na ocasião, participaram do lançamento as professoras Cleide Pires Machado, do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Núbia da Cunha Simão, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Goiás), que contextualizaram sobre imigrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao e haitianos.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho para Imigrantes (GTI) da SME, Warlúcia Pereira Guimarães, é importante que se faça uma avaliação mais cuidadosa sobre os estudantes imigrantes. “É necessário estabelecer uma relação de confiança, afetividade e acolhimento desses estudantes, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Se não se estabelecer essa relação, o aluno evade da escola”, ressalta Warlúcia.

E-book
Com 20 páginas, o e-book fala do enfrentamento ao preconceito e xenofobia, como proceder com a matrícula de um aluno estrangeiro, como deve ser a recepção e o acolhimento a esses estudantes no contexto da rede municipal de Educação, envolvimento das famílias, utilização da linguagem em sala de aula, e abordagem em relação à cultura e avaliação.

Dentre as principais nacionalidades de alunos estrangeiros matriculados na rede de ensino do município de Goiânia estão venezuelana (65,8%), boliviana (4,4%), colombiana (2,5%), haitiana (2,7%), angolana e nigeriana (03%), além de indígenas venezuelanos da etnia Warao (1,4%). Contudo, a rede municipal acolhe, ainda, crianças/estudantes de outras 18 nacionalidades.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia