Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais de Goiânia participam de estudo da Fundação Getúlio Vargas sobre municípios eficazes na gestão da aprendizagem, devido ao bom desempenho em última avaliação do Ideb

Criado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 08h43 | Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 05h44 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 08h44

Pesquisa vai investigar processos de gestão de municípios, a partir de marcador do governo federal que mede qualidade de ensino de Língua Portuguesa e Matemática em escolas públicas do país. No último Ideb, Goiânia saltou de 9º para 4º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental, entre as capitais brasileiras, e obteve 8ª melhor nota nos anos finais. "Escolha de Goiânia como uma das cidades para esse estudo reflete as ações que temos feito na rede, para recuperar aprendizagens das crianças no contexto da pós-pandemia", afirma secretário municipal de Educação, Wellington Bessa

FGVQuatro escolas municipais de Goiânia participam do estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem, devido ao bom desempenho na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A pesquisa qualitativa vai investigar os processos de gestão dos municípios a partir do marcador do governo federal que mede a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas do país.

Equipe da FGV, composta por professoras e pesquisadoras de várias universidades do país, estão em Goiânia para uma série de visitas e entrevistas nas escolas municipais Professora Maria Nosídia Palmeira das Neves, Juscelino Kubitschek, Solar Ville e Balneário Meia Ponte. Além das visitas nas unidades de ensino, as pesquisadoras tiveram reuniões com o corpo diretivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) e com o titular da pasta, Wellington Bessa.

Na pesquisa, foram analisados temas estratégicos associados à eficácia da gestão educacional, como currículo, avaliação, profissionais da educação, acompanhamento e regime de colaboração, e a repercussão das práticas sobre a gestão da aprendizagem. No último Ideb, Goiânia saltou de 9º para o 4º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental, entre as capitais brasileiras, e obteve a 8ª melhor nota nos anos finais.

“A escolha de Goiânia como uma das cidades para o estudo da FVG, baseado no aumento do Ideb, reflete as ações que temos feito na rede para recuperar as aprendizagens das nossas crianças no contexto da pós-pandemia. Desde o início da gestão, desenvolvemos diversos projetos e ações pedagógicas e de gestão, junto com os estudantes, professores, coordenadores, diretores e famílias para que a educação do município de Goiânia seja referência”, declara o secretário Wellington Bessa.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia